Billabong Júnior aponta campeão

Ilha do Mel

– A Praia de Fora, um dos melhores picos do surfe no Sul do Brasil, é o local onde hoje será apontado o campeão sul-americano de surfe profissional, categoria Sub-21 anos. O evento é a segunda etapa do Billabong Pro Junior, competição criada em 1998, e que já ajudou a formar nomes importantes, como os hoje integrantes do WCT Paulo Moura, Marcelo Nunes e Yuri Sodré. No cenário do surfe mundial, nomes como Andy Irons e Joel Parkinson surgiram através do Billabong Pro Junior.

Mas o que vale para o futuro do surfe brasileiro é qual será o garoto que sai hoje do mar da Praia de Fora, na Ilha do Mel, levando para casa um troféu importante para a carreira e o reconhecimento de ser considerado um campeão sul-americano, pois o campeonato tem a chancela da Associação dos Surfirstas Profissionais (ASP). Paralelamente, está sendo disputada a quarta etapa do Brasileiro de Surfe Feminino, o Billabong Girls, reunindo as melhores atletas do País, como a carioca Andréa Lopes, favorita ao título na Ilha.

E as principais feras do surfe nacional júnior e feminino terão que mostrar serviço. Desde sexta-feira o mar do local de prova não tem colaborado. As ondas não têm passado de meio metro. Ontem foram disputadas as oitavas de final masculino e finalizada a fase do feminino, que largou na sexta-feira.

A programação de hoje prevê as disputas das quartas-de-finais das duas competiçoões a partir das 8h, com baterias de 20 minutos. As finais, com previsão para começar às 11h40, serão disputadas por baterias de 25 minutos.

Formação

O Billabong Pro Junior foi criado em 1998, pela ASP, como forma de abrir uma oportunidade aos surfistas mais jovens de competir sem ter que abdicar de sua formação escolar, além de prepará-los para competir em eventos de formato profissional, preparando os jovens para o desafio de encarar competições de grande estrutura sem ficar deslumbrado com a situação.

Cada um dos sete escritórios da ASP (Havaí, EUA, América do Sul, Europa, África, Oceania e Ásia) realiza etapas classificatórias para, uma vez por ano, reunir os seis melhores de cada escritório.

Este ano o evento que seria disputado em Phillip Island, na Austrália, foi cancelado por ter sido programado para a mesma data da Melbourne Cup (o evento mais importante do hipismo da Austrália).

(Márcio Rodrigues viajou para a Ilha a convite da Billabong)

Voltar ao topo