Avaí bate Botafogo e segue na luta contra rebaixamento

Em uma visível demonstração de bravura e determinação, o Avaí voltou a vencer e com isso aumentou a esperança de sua torcida em permanecer na Série A em 2012. O time venceu de virada o Botafogo por 3 a 2, em partida da 31.ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste sábado, no estádio da Ressacada, em Florianópolis. Mesmo somando três pontos, o time catarinense permanece na zona de rebaixamento com 29.

A segunda derrota do Botafogo na semana – também perdeu para o Santos na última quarta-feira – custou o seu afastamento das primeiras colocações e diminuiu as chances do título brasileiro da temporada. O time de Caio Júnior pode deixar o G-4 dependendo dos resultados dos jogos que completam a rodada neste domingo.

Na obrigação da vitória, o Avaí partiu para cima do Botafogo no início da partida, concentrando as iniciativas pelo meio com Lincoln, porém um pouco atrapalhado. E com um pouco mais de qualidade, o Botafogo abriu o placar aos 12 minutos com Loco Abreu, aproveitando o bate-rebate na área depois de uma cobrança de escanteio.

O Avaí não se abateu e três minutos depois empatou com Robinho. Ele recebeu cruzamento de Fernandinho, dominou e chutou forte, de canhota, a bola que bateu no travessão e entrou. Mas o melhor aconteceu aos 17. Em uma pintura de jogada, o meia Cleverson recebeu cruzamento da direita de Júnior Urso na medida. Ele dominou no peito e, de bicicleta, fez a virada para o delírio dos torcedores avaianos, entre eles o tricampeão de Roland Garros, o tenista Gustavo Kuerten.

A partir da virada, o jogo ficou dinâmico. Um pouco assustado pelo ímpeto do Avaí, o Botafogo foi vagarosamente adquirindo confiança. O time carioca quase empatou aos 37 minutos, quando Herrera recebeu uma ajeitada de Loco Abreu e chutou à queima-roupa a bola que explodiu em defesa milagrosa do goleiro Felipe.

O Botafogo iniciou o segundo tempo impondo pressão com a entrada providencial do meia Elkeson, principal articular de jogadas pelo meio. Com os meias Lincoln e Cleverson e o atacante Robinho apagados, o Avaí cedeu a pressão e permitiu o empate aos 17 minutos com a participação de Loco Abreu. Abrindo mão da individualidade, ele serviu para o meia Renato vencer o goleiro Felipe.

A partir do empate, o jogo ficou aberto. Na corrida pelo gol da vitória, o Botafogo foi mais persistente com 15 finalizações contra oito do Avaí até 35 minutos do período. Criou inúmeras chances e nas mais objetivas esbarrou nas defesas providenciais do inspirado goleiro Felipe.

Mas, aos 41 minutos, veio o alento avaiano à corrida contra o rebaixamento. Foi quando o atacante Robert aproveitou rebote do goleiro Jefferson do chute de Lincoln para garantir a vitória avaiana. Mesmo com o triunfo, o Avaí permanece na zona de rebaixamento e tem mais sete jogos para evitar a degola. O time volta a jogar no próximo domingo contra o Corinthians, em São Paulo. No sábado, o Botafogo recebe o Cruzeiro, no Engenhão.

Ficha técnica

Avaí 3 x 2 Botafogo

Avaí – Felipe; Daniel, Claudio Caçapa, Gian e Fernandinho; Bruno (Pedro Ken), Júnior Urso, Lincoln, Cleverson (Robert) e Robinho (Leandrinho); William. Técnico: Toninho Cecílio.

Botafogo – Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortez; Marcelo Matos, Maicosuel (Caio), Renato e Felipe Menezes (Elkeson); Herrera (Leo) e Loco Abreu. Técnico: Caio Júnior.

Gols – Loco Abreu, aos 12, Robinho, aos 15, e Cleverson, aos 17 minutos do primeiro tempo; Renato, aos 17, e Robert, aos 41 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Bruno (Avaí); Marcelo Matos (Botafogo).

Cartão vermelho – Lucas (Botafogo).

Árbitro – Sandro Meira Ricci (Fifa-DF).

Renda e público – Não disponíveis.

Local – Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC).

Voltar ao topo