De mansinho

Ytalo chegou como desconhecido, mas já ganhou destaque

Mesmo após uma boa Série C pelo Guaratinguetá e um ótimo Paulistão pelo Audax, o atacante Ytalo, de 27 anos, chegou ao Atlético como um ilustre desconhecido. Os números que o apresentavam como boa aposta se tornaram irrelevantes para um torcedor amargurado e desconfiado com o futuro do time na temporada. Com teto retrátil sob suas cabeças, os atleticanos não sabiam se veriam um time bom diante de seus olhos.

Aos poucos, no entanto, o jogador ganhou prestígio junto ao técnico Milton Mendes e encontrou espaço entre atletas revelados pelo clube e nomes já conhecidos pelo torcedor. Foi titular dos dois últimos jogos (Grêmio e o clássico contra o Coritiba) e já marcou um gol (contra o Vasco). O empenho nos treinos é destacado por pessoas ligadas ao dia a dia do clube e por isso Milton Mendes o qualificou como “interessantíssimo”.

O “rei do passe” no Paulistão pelo Audax com sete assistências, à frente de nomes consagrados como o ex-atleticano Jadson, foi artilheiro da Série C pelo Guaratinguetá (12 gols). Antes da temporada de sucesso, entretanto, Ytalo passou por sérias dificuldades na carreira.

Nascido em família de boleiros de Maceió, o pai, Capitão, foi atacante do Grêmio, Fluminense, Bahia e Remo na década de 90, os irmãos jogam em equipes do Nordeste e o tio, Jean, foi ídolo no CRB o atacante foi revelado pelo Corinthians-AL.

Com 18 anos, foi vendido para o Marítimo, de Portugal. De lá foi emprestado para o sub-23 do Internacional, onde conheceu Enderson Moreira. Teve a chance de ficar nos pampas, mas teve problemas com o time alagoano, que ainda tinha parte de seus direitos econômicos. Essas dificuldades fizeram a carreira de Ytalo estacionar.

Resgate

Quando este vínculo problemático terminou, demorou a ter uma nova oportunidade. No Paulista de Jundiaí viveu momentos mais difíceis, morando num alojamento do clube e longe da esposa e dos três filhos (dois gêmeos que sequer viu nascer). Quando já estava bem fisicamente, fraturou o joelho e ficou quase um ano afastado. Novamente recuperado, foi contratado pelo Audax, emprestado ao Guará e um dos destaques do Paulistão deste ano.

Hoje com a família ao seu lado, o jogador projeta uma renovação de contrato ao final do ano.

Tendências! Leia mais do Atlético na coluna do Mafuz!