Equilíbrio

Retrospecto do Atlético em São Paulo contra o Corinthians anima

Tiago Costa enfrenta Jô na partida do Brasileirão de 2003 em São Paulo, que terminou com vitória rubro-negra por 3x2. Foto: Arquivo

Em quinto lugar no Campeonato Brasileiro, com 55 pontos, o Atlético só não está em uma situação mais confortável na classificação por conta do péssimo aproveitamento como visitante, onde somou apenas duas vitórias, dois empates e 14 derrotas, tendo o quarto pior desempenho fora de casa na competição. Porém, se for avaliado o retrospecto longe da torcida contra o Corinthians, o Furacão tem tudo para acreditar que voltará de São Paulo, neste sábado (26) com uma vitória e, consequentemente, a vaga na Libertadores garantida.

Para carimbar o passaporte para o torneio continental, o Furacão precisa de um simples triunfo fora de casa, algo que vem sendo a pedra na chuteira da equipe. Só que, curiosamente, o time atleticano sempre vem sendo um problema do Corinthians na capital paulista.

Até aqui, os dois clubes se enfrentaram em Sâo Paulo em 18 oportunidades, com sete vitórias do Corinthians, cinco empates e seis triunfos do Atlético. O último aconteceu em 2009, com um 3×1 no Pacaembu. Aliás, das seis vitórias, cinco foram no Pacaembu (o outro foi em Limeira), em duelos que trazem boas lembranças, como a goleada por 5×0 em 2004, no ano do vice-campeonato do Furacão, em 2002, quando o Timão terminou em segundo lugar. Além disso, entre 2000 e 2004, foram quatro triunfos consecutivos do Rubro-Negro.

De 2009 pra cá, no entanto, foram cinco partidas, com três vitórias corintianas e dois empates. No Itaquerão, palco da decisão de amanhã, apenas um duelo, no ano passado, que acabou com os paulistas ganhando por 2×0.

Pela Copa do Brasil o Atlético também já venceu, em 1997, por 2×1, no jogo de ida das quartas de final, no Morumbi. Na volta, porém, o adversário goleou por 6×2 e ficou com a vaga, assim como em 2002, quando os dois times empataram em 0x0 no Pacaembu e o Corinthians venceu na Arena, e em 2009, quando o Furacão venceu na Baixada, mas perdeu em São Paulo e foi eliminado.

De qualquer maneira, o equilíbrio no confronto chama a atenção e faz com que o Rubro-Negro ganhe mais confiança. O Corinthians é apenas o oitavo melhor mandante do Brasileirão. Perdeu apenas duas vezes (2×0 para o Palmeiras e 1×0 para o Fluminense), ganhou somente dez dos 18 jogos que fez diante da torcida.