Primeira vez

Fabiano Soares estreia em Atletibas podendo ir do céu ao inferno

Na Europa, Fabiano Soares não vivenciou clássicos de rivalidade. Foto: Albari Rosa

Um dos responsáveis pela recuperação do Atlético no Campeonato Brasileiro, o técnico Fabiano Soares terá mais uma estreia pela frente. Depois de iniciar a trajetória como treinador no futebol nacional, ele agora terá a oportunidade de participar de um dos principais clássicos do país. No domingo (10), Fabiano pela primeira vez comandará o Furacão em um Atletiba. Um estilo de jogo que ele certamente não está acostumado.

Ao longo da carreira como jogador, o comandante rubro-negro teve a oportunidade de disputar clássicos pelo Cruzeiro contra o Atlético-MG, em 1988, e pelo Botafogo, em 2001, contra Flamengo, Fluminense e Vasco. Porém, quase toda a carreira foi construída no futebol espanhol, onde jogou por Celta de Vigo e Compostela, clubes que não têm um rival pesado.

Nem mesmo como treinador ele teve esta oportunidade, uma vez que trabalhou no próprio Compostela e no Estoril, de Portugal. Ou seja, agora Fabiano poderá sentir um clima totalmente diferente, com uma pressão ainda maior nas costas.

Com o jogo sendo na Arena da Baixada, a pressão por um triunfo atleticano é ainda maior, por ser mandante, contra um rival em baixa e vindo de dois jogos sem ganhar. Um novo tropeço significaria desperdiçar a chance de entrar no G6, além de ver o Coxa se recuperar diante da torcida atleticana.

Até aqui, Fabiano Soares comandou o Furacão em 12 partidas, somando quatro vitórias, três empates e cinco derrotas, considerando os jogos com Cruzeiro e Corinthians, quando não ficou no banco de reservas, e os duelos com Grêmio e Santos, por Copa do Brasil e Libertadores, respectivamente. Um total de 41,6% de aproveitamento.

Confira a tabela completa do Brasileirão!

Porém, os números não são tão bons apenas por conta do começo irregular, quando nos cinco primeiros jogos foram dois empates e três derrotas. Depois, veio a sequência dos quatro triunfos consecutivos no Brasileirão, que elevou a disputa da equipe na competição.

Boa fase que pode seguir em caso de vitória no Atletiba. E, assim, Fabiano Soares conhecer o gosto de ganhar do maior rival. Um cenário perfeito para que o “benefício da dúvida” cada vez mais se transforme em apoio.