Subindo

Atlético vence o Palmeiras fora de casa e já cola no G6 do Brasileirão

Thiago Heleno marcou o gol da vitória do Atlético sobre o Palmeiras em São Paulo. Foto: Gero Rodrigues/Estadão Conteúdo

O Atlético segue sua recuperação no Campeonato Brasileiro. Depois de encerrar o jejum de nove partidas sem ganhar e voltar a triunfar na Arena da Baixada, o Furacão emendou sua terceira vitória seguida no Brasileirão ao vencer o Palmeiras por 1×0, neste domingo (6), no Alliaz Parque, com um de Thiago Heleno, ainda no primeiro tempo.

Com o resultado, o Rubro-Negro subiu para o oitavo lugar, com 26 pontos, e foca suas atenções para a Libertadores. Na quinta-feira (10), a equipe enfrenta o Santos, na Vila Belmiro, precisando vencer por dois gols de diferença para avançar às quartas de final da competição.

Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna

Mais uma vez sem escalar força máxima, poupando jogadores, o técnico Fabiano Soares escalou um Atlético mais aberto, mesmo fora de casa. Com Sidcley adiantado para o meio-campo, aberto pela esquerda, Pablo pela direita e Lucho González e Guilherme pelo meio, o Furacão marcava o Palmeiras, repleto de reservas, quase no meio-campo. Com isso, depois de um começo mais fechado, o time rubro-negro começou a tocar mais a bola e encontrar espaços para lançamentos pelos lados do campo em velocidade.

Tanto que não demorou para abrir o placar. Aos 17 minutos, Guilherme cobrou escanteio pela direita e Thiago Heleno ganhou de Juninho no alto e, de cabeça, mandou para as redes de Fernando Prass.

O gol transformou a partida do jeito que o Atlético queria. Com a vantagem no placar, a equipe não precisava se afobar em busca do ataque, enquanto o Palmeiras, em casa, passou a forçar mais as jogadas ofensivas, consequentemente errando muitos passes e dando a bola para o Furacão, que tinha espaço para criar boas chances, mas acabava pecando no último toque. Ainda assim, aos 46, Ederson, na pequena área, bateu cruzado, e Fernando Prass fechou o ângulo, fazendo boa defesa.

No segundo tempo, o Palmeiras voltou com uma postura mais ofensiva, agredindo o Atlético, que se fechou na defesa e esperava espaço para os contra-ataques. Só que os donos da casa estavam melhores, errando menos e, consequentemente, pressionando mais.

Veja como ficou a classificação atualizada do Brasileirão!

Aos 11, Fabiano cruza pela direita para Erik, que chuta, mas Weverton fecha o ângulo. Logo depois, aos 13, Michel Bastos levantou a bola em cobrança de falta e Antônio Carlos cabeceou, mas o goleiro atleticano espalmou em mais uma boa defesa. Aos 19, o mesmo Antônio Carlos recebeu limpa a bola dentro da área, após desvio de Borja, mas chutou por cima. Lances que refletiam a situação da partida.

Acuado, o Furacão não conseguia mais ligar o ataque, errando muitos passes, muito por se livrar da bola na defesa na base do chutão, ou por cometer muitas faltas. Até por isso o técnico Fabiano Soares tirou o homem de referência, Ederson, para colocar Lucas Fernandes, na tentativa de ganhar na velocidade.

Mesmo assim, o Palmeiras seguiu pressionando, alçando bola na área e assustando. Mas, diante da ansiedade em conseguir empatar o placar, os donos da casa voltaram a erras e, quando acertavam, a defesa atleticana mostrava segurança e afastava as bolas, garantindo mais uma vitória e a reação do time, que já está a dois pontos do G6.

FICHA TÉCNICA

BRASILEIRÃO
1º Turno – 19ª Rodada

PALMEIRAS 0x1 ATLÉTICO

Palmeiras
Fernando Prass; Fabiano, Edu Dracena, Juninho (Antônio Carlos, 33 do 1º) e Zé Roberto; Jean, Tchê Tchê, Raphael Veiga (Moisés, intervalo) e Michel Bastos; Érik (Deyverson, 24 do 2º) e Borja.
Técnico: Cuca

Atlético
Weverton; Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno e Fabrício; Pavez, Lucho González (Eduardo Henrique, 7 do 2º), Guilherme, Pablo (Nikão, 35 do 2º) e Sidcley; Ederson (Lucas Fernandes, 21 do 2º).
Técnico: Fabiano Soares

Local: Allianz Parque (São Paulo-SP)
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Assistentes: José Reinaldo Nascimento Junior (DF) e Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
Gol: Thiago Heleno, 17 do 1º;
Cartões amarelos: Michel Bastos (PAL); Guilherme, Paulo André e Fabrício (CAP)
Público total: 29.722
Renda: R$ 1.706.659,00