Vitória fora de casa

Atlético quebra tabu e vence o São Paulo no Morumbi

O Atlético tirou da cartola a sua segunda vitória seguida no Campeonato Brasileiro. De virada e com uma atuação eficiente, sobretudo no segundo tempo, o Furacão venceu o São Paulo por 2×1, na noite deste sábado (11), no Morumbi, em São Paulo e confirmou seu bom momento na competição nacional. Com a vitória, o Rubro-Negro chegou aos 10 pontos e agora ocupa a oitava posição na classificação do Brasileirão. O time do técnico Paulo Autuori, que quebrou a escrita de vencer o tricolor paulista no Morumbi depois de 33 anos, volta à campo quarta-feira para enfrentar a Ponte Preta, mais uma vez fora de casa. 

O primeiro tempo foi dominado todo pelo São Paulo. A primeira grande chance veio logo aos 2 minutos. Em cobrança de falta, o zagueiro Maicon bateu com perfeição, mas a bola explodiu no travessão. O Furacão, excessivamente recuado, não conseguia assustar o goleiro Dênis. Assim, o time paulista, pressionando o Atlético, quase abriu o placar aos 14 minutos. Alan Kardec deixou Ytalo livre, mas o ex-atleticano, livre na área, errou o alvo e mandou para fora. 

Na única chance do Atlético no primeiro tempo, aos 21 minutos, Ewandro cobrou falta na cabeça de Wanderson, mas o defensor rubro-negro cabeceou para fora. O São Paulo respondeu na sequência, mas depois da cobrança de falta de Kelvin, o zagueiro Maicon cabeceou no canto e quase marcou. 

Destaque do tricolor paulista, o zagueiro Maicon conseguiu abrir o placar aos 40 minutos. Depois da cobrança de escanteio de Kelvin, o defensor são-paulino, no primeiro pau, cabeceou sem chances para Weverton e fez o primeiro. O time atleticano, em desvantagem, se perdeu no jogo. Aos 44, Centurión fez a jogada pela esquerda, a defesa afastou mal e Kelvin quase ampliou ainda na etapa inicial. 

No intervalo e no começo do jogo, o técnico Paulo Autuori corrigiu o erro na escalação e promoveu as entradas de Nikão e Walter. Mesmo assim, as melhores chances continuaram sendo do São Paulo. Aos 11, Ytalo chutou de fora e acertou as duas traves de Weverton. No rebote, Alan Kardec, livre, escorregou e desperdiçou a chance de marcar. Dois minutos depois, Kelvin cruzou , Ytalo cabeceou e quase marcou. 

O Atlético, aos poucos, abandonou a postura defensiva e a partida ficou aberta. O time atleticano, aos 15 minutos, quase empatou. Pablo lançou no costado da zaga são-paulina, Walter recebeu na área e Dênis salvou São Paulo. O tricolor paulista, cinco minutos mais tarde, teve a chance de ampliar, mas Kelvin acertou a trave mais uma vez. Na sequência, o castigo para a equipe paulista veio com o empate do Furacão. Depois do cruzamento de Léo, Otávio, livre na área, bateu no canto e igualou o placar. 

O empate atleticano fez o jogo esquentar de vez no Morumbi. O São Paulo passou a jogar de forma mais ofensiva e quase conseguiu o segundo gol. Aos 28, o jovem atacante Luiz Araújo recebeu pela esquerda, passou por dois marcadores, chutou forte da entrada da área e assustou o goleiro Weverton. 

O São Paulo, que antes dominava o jogo, passou a buscar o ataque de forma desordenada. O time atleticano, então, depois de se acertar defensivamente, achou a virada nos últimos minutos de jogo. Aos 42, Nikão cobrou escanteio na cabeça de Hernani, que cabeceou no canto de Dênis e decretou a vitória rubro-negra no Morumbi.

FICHA TÉCNICA

BRASILEIRÃO

1º Turno – 7ª Rodada

São Paulo 1×2 Atlético

São Paulo
Denis; Bruno, Lugano, Maicon, Matheus Reis, Thiago Mendes, João Schimidt, Ytalo (Lucas Fernandes), Kelvin (Luiz Araújo), Centurión e Alan Kardec.

Técnico:  Edgardo Bauza

Atlético
Weverton; Léo, Thiago Heleno, Wanderson, Sidcley, Deivid, Otávio, Marcos Guilherme (Walter), Pablo, Ewandro (NIkão) e André Lima (Hernani).

Técnico: Paulo Autuori

Local: Morumbi – São Paulo (SP)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Alexandre Pruinelli Kleiniche, (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
Gols: Maicon, 40 do 1º; Otávio, 20, Hernani, 42 do 2º
Cartões amarelos: Otávio, Sidcley (CAP); Bruno (SÃO)
Público total: 12.389
Renda: R$ 383.237,00