Atlético só precisa empatar hoje para seguir na Sul-Americana

O dia de hoje vai entrar para a história do Atlético. A partir das 19h15, na Baixada, o Furacão enfrenta o River Plate, da Argentina, e precisa de um empate para passar às quartas-de-final da Copa Sul-Americana.

É a primeira vez que um dos grandes clubes argentinos vem a Curitiba. No jogo de ida, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, o Atlético venceu por 1 a 0, gol de Marcos Aurélio.

O time que vai encarar mais um desafio internacional é o mesmo que atuou na Argentina. O zagueiro João Leonardo, que era dúvida, se recuperou de uma contusão na coxa e está confirmado ao lado de Danilo.

Mesmo com a vantagem do empate, os jogadores garantem que o objetivo é a vitória. ?Temos que saber administrar a vantagem, mas vamos sempre buscar a vitória. Se nossos atacantes conseguirem fazer um gol, vai dar tranqüilidade para toda a equipe trabalhar melhor?, diz o lateral Michel.

Para os rubro-negros, atacar é a melhor maneira de defender a vantagem construída na casa do adversário. ?Não podemos recuar muito e dar espaço para a equipe deles. Eles virão com tudo e se dermos espaço vai dificultar muito para nós?, alerta o goleiro Cléber.

O técnico Vadão concorda e já passou o recado aos atletas. ?Temos que jogar com muita inteligência e equilíbrio. Jamais podemos pensar em abdicar do ataque. Teremos um adversário muito forte e que vem motivado pela vitória no clássico local?, afirma o treinador, recordando o triunfo de 3 a 1 do River sobre o Boca Juniors, no último final de semana, pelo Campeonato Argentino.

Outro fator fundamental apontado pelo elenco atleticano será a torcida.

A Baixada estará totalmente lotada esta noite.

O fator Arena é uma arma valiosa para o Furacão, que tem um excelente retrospecto em partidas internacionais disputadas em casa. Em 14 jogos, foram 11 vitórias, um empate e duas derrotas.

O time garante que vai usar a força da galera para sufocar os portenhos. ?O estádio vai estar lotado e temos que usar isso a nosso favor para garantir essa classificação?, conclui o volante Marcelo Silva.

Exposição de fotos na Arena

O Atlético e a Umbro estão trazendo para Curitiba a exposição de fotografias One Love. São 22 imagens que apresentam a influência do futebol na cultura e a paixão que o esporte desperta em diversas partes do mundo. As fotos foram retiradas do livro One Love, do fotógrafo britânico Levon Biss.

De 17 a 26 de outubro, a mostra estará no Shopping Estação. Depois, segue para a Arena da Baixada, onde fica de 28 de outubro a 26 de novembro. Quem passar pelo Estação para conhecer a obra de Biss pode concorrer a uma camisa oficial do Atlético e a um par de ingressos para o clássico contra o Paraná, pelo Campeonato Brasileiro, no dia 28 de outubro. O sortudo, que será conhecido no dia 26, vai assistir à partida no camarote Umbro, na Arena.

Para encerrar a exposição em Curitiba, no dia 24 de novembro acontece um novo sorteio. Desta vez, o premiado recebe a camisa e um par de ingressos para acompanhar o jogo entre Atlético e Figueirense, no dia 26 de novembro.

Mais uma vez, Passarella não escala todos os titulares

Carlos Simon

A delegação do River Plate chegou ontem à tarde em Curitiba, com pressa e pouca disposição para conversa. Animados pela recente vitória no maior clássico de seu país, os argentinos voltam a poupar jogadores, mas lançarão mais titulares do que no jogo de ida.

O atraso de quase uma hora no vôo – que chegou só às 18h50 no Aeroporto Afonso Pena, após escala em Porto Alegre – fez a equipe adiar para hoje de manhã o treino de reconhecimento da Baixada. Alegando cansaço, os jogadores não conversaram nem mesmo com jornalistas argentinos que esperavam no hotel. Mas mostravam bom humor e brincavam entre eles.

Somente o técnico Daniel Passarella falou, ainda que rapidamente, no hotel do Centro de Curitiba. E mudou o discurso sobre o interesse do River pela Sul-Americana. ?Não há prioridade. Um clube como o River sempre tem que vencer?, falou. Antes do primeiro jogo contra o Atlético, o ex-técnico do Corinthians declarou que o Campeonato Argentino era mais importante para o clube.

Passarella respondeu da mesma forma a todas as perguntas sobre a escalação: ?amanhã?. Questionado se a equipe será ofensiva na Baixada, e se o ânimo é maior após a vitória por 3 x 1 sobre o eterno rival Boca Juniors, domingo passado, pelo campeonato nacional, soltou dois lacônicos ?sim?.

Para a imprensa argentina, entretanto, Passarella não escondeu a escalação. Todos os titulares vieram a Curitiba, com exceção do lateral-esquerdo Domínguez, contundido, e do veterano meia Ariel Ortega, que na semana passada revelou sofrer de alcoolismo. Mas os dois heróis da vitória no ?superclássico? serão poupados: o atacante Higuaín, autor de dois gols, e o meia Belluschi, que fez o outro, ambos considerados por Passarella como jogadores mais talentosos do time.

Da mesma forma, os titulares Carrizo (goleiro) e Lussenhoff (zagueiro) ficam como opção de banco.

COPA SUL-AMERICANA
oitavas-de-final ­ jogo de volta
Súmula
Árbitro: Carlos Torres (PAR)
Assistentes: Ricardo Grance e Manuel Bernal (PAR)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Horário: 19h15

ATLÉTICO x RIVER PLATE

Atlético
Cléber; Jancarlos, Danilo, João Leonardo e Michel; Marcelo Silva, Erandir, Cristian e Ferreira; Marcos Aurélio e Denis Marques. Técnico: Vadão.

River Plate
Lux; Tuzzio, Nasuti, Gerlo e Mareque; Ferrari, Domingo (Lima), Zapata e Gallardo; Farías e Falcao. Técnico: Daniel Passarella.

Voltar ao topo