Representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Curitiba e da CAP S/A – sociedade de propósito específico para gerir as obras da Arena da Baixada – se reuniram ontem para discutir os termos do novo pedido de financiamento que será enviado ainda nesta semana ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A carta consulta, que será enviada para a instituição financeira, está sendo estruturada por técnicos da Fomento Paraná. O banco estadual será novamente intermediador dos recursos que chegarão ao clube para que o estádio atleticano seja concluído dentro do prazo e o conteúdo com os detalhes da operação serão divulgados hoje, em conjunto pelas três partes, através de nota oficial.

Enquanto os detalhes do quarto contrato de financiamento para as obras da Arena da Baixada estão sendo alinhavados, o estádio segue em ritmo considerável para cumprir as metas exigidas pela Fifa, que dará o veredicto sobre a manutenção de Curitiba como sede do Mundial na próxima terça-feira. De acordo com o coordenador-geral do Estado para assuntos da Copa, Mário Celso Cunha, os cartolas da Fifa verão na Arena mais do que pediram no dia 21 de janeiro. “Temos tempo ainda. Até o dia 18 iremos além do que eles pediram. Muita coisa foi feita e será feita nesta semana”, frisou Cunha.

Com a cobertura praticamente concluída – previsão de término para o dia 15 -, os refletores do estádio já estão sendo direcionados para a parte de cima e, até a próxima terça-feira, quando os técnicos da Fifa farão uma nova visita ao estádio, a iluminação estará pronta. “Os refletores estarão instalados, mas ainda não estarão funcionando, pois depende da ligação do sistema elétrico. Algumas prioridades foram estabelecidas pelo comitê gestor, entre eles a infraestrutura do sistema elétrico do estádio, o sistema de tecnologia da informação e a parte de automação”, emendou o coordenador-geral estadual para assuntos da Copa.

Visita

Enquanto os operários suam a camisa no canteiro de obras da Arena da Baixada para entregar o estádio a tempo da Copa do Mundo, os jogadores e a comissão técnica do time principal do Atlético visitaram o reformulado Joaquim Américo. A visita aconteceu após o treinamento realizado ontem de manhã, na Vila Capanema, e a delegação rubro-negra percorreu todo o gramado, conheceu os vestiários, as áreas de circulação, as arquibancadas e a estrutura de estacionamento.