Atlético pega Flu e tenta não pensar no clássico

Foco no freguês. É isso que o técnico Evaristo de Macedo quer diante do Fluminense pelo Campeonato Brasileiro. Mesmo com retrospecto amplamente favorável, o treinador quer que os jogadores se concentrem somente nos cariocas e pensem no clássico de domingo, contra o Paraná Clube, apenas a partir de amanhã. Uma vitória hoje contra um concorrente direto mantém acesa a esperança do Rubro-Negro conquistar uma vaga à Copa Libertadores. A partida está programada para às 20h30, em Volta Redonda.

?Individualmente, cada jogador tem o direito de falar o que pensa, mas o nosso trabalho aqui no campo, na concentração e no planejamento está somente em cima do Fluminense?, apontou Evaristo. Para ele, clássico somente após a partida de hoje contra os cariocas. ?Depois do jogo sim, vamos pensar nessa partida, que também é muito importante para a gente?, destacou. Nos últimos cinco jogos do Furacão no Nacional, a filosofia do ?professor? deu mais do que certo com 100% de aproveitamento.

Mas, não é apenas esse número que favorece o Atlético diante do Fluminense. Em Brasileiros, a vantagem do clube da Baixada sobre o das Laranjeiras é bastante ampla. Em 16 jogos pela competição, o Rubro-Negro ganhou 12 vezes, empatou duas e perdeu apenas duas. Marcou 28 gols e sofreu 12. Para melhorar a situação do Furacão, o Tricolor ainda não conseguiu vencer nenhum dos cinco jogos que teve contra os times paranaenses.

?Acredito que isso seja apenas uma coincidência, já que o futebol paranaense não é tão diferenciado de outros estados. Em alguns dos jogos, poderíamos até ter vencido, mas não aconteceu. Apesar de sabermos da qualidade do Atlético, é uma boa hora para acabar com esse tabu?, analisou o goleiro Kléber, do Fluminense.

Coincidência? Nos confrontos contra o Coritiba, foram um empate (0 a 0) e uma derrota (4 a 2). Diante do Paraná Clube, duas derrotas, sendo um delas vexaminosa (1 a 0 e 6 a 1). Fora o Atlético na Arena, que aplicou 3 a 2 no primeiro turno.

Seqüência

Se vencer o Fluminense, o Atlético chega a seis vitórias seguidas no Brasileirão e iguala a melhor marca do clube na competição, conquistada em 1998, quando o técnico era João Carlos Costa. Com Evaristo no comando já são cinco vitórias seguidas.

Dagoberto é poupado pro clássico

Não deu mesmo para o atacante Dagoberto. Mesmo com ele tendo admitido na terça-feira que não deixaria de jogar de jeito nenhum contra o Fluminense, o jogador voltou a sentir uma contratura no abdome e vai ser poupado para a partida contra o Paraná Clube. Assim, o meia Ferreira será mantido na equipe e Lima volta ao ataque após cumprir suspensão automática. A outra novidade é Jancarlos, recuperado de uma lesão na panturrilha.

?Na minha opinião, não tinha sido nada. Hoje (ontem), voltei a correr e, infelizmente, senti novamente, mas vou tratar e voltar no jogo contra o Paraná?, explicou o artilheiro. Segundo ele, não chega a preocupar as dores no abdome, mas é melhor se recuperar totalmente para não agravar a situação. ?Não adianta fazer loucuras. É uma coisa que eu senti, fui tratar porque senti algumas dores e achamos melhor segurar para domingo?, revelou.

Sem o xodó da torcida rubro-negra em campo, o técnico Evaristo de Macedo manteve o meia Ferreira na equipe e promove a volta de Lima ao ataque, já que ele vinha atuando na meia cancha. ?Nós vamos jogar como a gente vinha jogando, só que sem o Dagoberto?, apontou o treinador. Dessa forma, ele mantém a formação ofensiva com Evandro, Ferreira, Lima e Aloísio, todos eles considerados atacantes pelo comandante.

A outra alteração será o retorno de Jancarlos. Ele se recuperou de dores na panturrilha direita e está confirmado. Dessa forma, André Rocha volta à reserva.

O restante do time é o mesmo que vinha atuando, com exceção no banco de reservas. Como Finazzi também está machucado (devido a uma torção no tornozelo) Thiago Almeida ganha nova oportunidade na delegação.

CAMPEONATO BRASILEIRO
34.ª Rodada
Local: Raulino de Oliveira (Volta Redonda)
Horário: 20h30
Árbitro: Luís Marcelo Vicentin Cansian (SP)
Assistentes: Marinaldo Silvério (SP) e Luís Quirino da Costa (SP)
TV:
Premiere – canal 75 (Net)

Fluminense x Atlético

Fluminense
Kléber; Gabriel Santos, Milton do Ó e Ígor; Gabriel, Arouca, Fernando, Petkovic e Juan; Rodrigo Tiuí e Tuta. Técnico: Abel Braga

Atlético
Tiago Cardoso; Jancarlos, Danilo, Paulo André e Marcão; Alan Bahia, Cristian, Evandro e Ferreira; Lima e Aloísio. Técnico: Evaristo de Macedo

Voltar ao topo