Atlético faz hoje 1.ª da seqüência caseira

O Atlético inicia hoje a sua maratona de nove partidas em julho de olho na ponta do campeonato brasileiro. São apenas quatro pontos de diferença para o líder Figueirense e, se o fator Arena voltar a pesar a favor do rubro-negro, são grandes as chances de o time da Baixada voltar a ser o número um da competição.

A equipe do técnico Levir Culpi terá seis jogos em casa no mês, sendo que o primeiro será o Juventude, às 16 horas. As novidades do Furacão para o confronto serão a presença do volante Pingo na ala-direita e do atacante Ilan.

Além das partidas em casa, o Atlético ainda pega o Paraná Clube no Pinheirão e só terá que viajar para enfrentar Internacional e Criciúma durante este mês. “Essa seqüência de jogos favorecerá bastante o time, se nós soubermos aproveitar todas as chances”, pondera o meia Jádson. Ele sabe que o retrospecto do time em casa até aqui não é tão bom. Os piores resultados foram as derrotas para o próprio líder atual e para o Vitória. No entanto, a equipe vem embalada pela vitória sobre o Galo e promete manter o ritmo. “Não podemos dar bobeira e cometer os mesmos erros”, prega o meia.

Foi justamente essa a maior preocupação do treinador durante a semana. Trabalhos de posicionamento, principalmente na defesa, e finalizações foram apurados no CT do Caju. Por isso, Levir quer concentração na partida contra os gaúchos e deixa para depois os outros adversários. “Nosso objetivo tem que ser traçado por degraus e o próximo degrau é o Juventude. Não adianta você pensar na frente”, aponta o treinador. Mesmo assim, ele não esconde que o objetivo é mesmo subir para os primeiros lugares já em julho. “Claro, você faz uma projeção e seria ótimo conquistar os pontos dentro de casa e o nosso objetivo realmente é esse, mas você tem que se voltar para o próximo jogo, que é o mais importante, e dar 100% contra o Juventude”, destaca Levir.

Tomados os devidos cuidados com a própria equipe e com os pontos fortes do time gaúcho, a confiança é grande numa arrancada no Brasileirão. “O momento é bom para nós alcançarmos boas posições na tabela. Se nós aproveitarmos, isso nos dará uma condição muito boa para o restante do campeonato”, diz o goleiro Diego. Jádson aproveita para conclamar o torcedor. “Queremos que a torcida nos ajude a conquistar esses pontos que serão muito importantes daqui para frente”, finaliza.

Pingo deve ser o ala contra o Juventude

A ala direita continua sendo o principal problema do Atlético no Campeonato Brasileiro. Hoje, diante do Juventude, o técnico Levir Culpi lança mão do volante Pingo para substituir Raulen, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, apesar do treinador esconder a escalação até momentos antes da partida. Assim, ele se torna o quinto jogador a atuar na posição, que já teve William, André Luís, Fernandinho e o próprio Raulen atuaram com a camisa 2. Apesar da aparente improvisação, o volante diz que está acostumado com a nova função.

“A minha posição de origem é volante, mas já joguei várias partidas de lateral-direito. No Corinthians, eu joguei mais de lateral do que na minha própria posição”, aponta Pingo. De acordo com ele, isso vai facilitar seu trabalho contra os gaúchos. “Eu estou bem tranqüilo, conversamos bastante com a zaga e com o pessoal do meio para fazer uma boa partida e conseguir a vitória”, destaca.

Segundo Pingo, a ordem é não ficar limitado à marcação e também partir para o ataque. “Vou jogar dentro das minhas características. Sou segundo volante, que ajuda a compor o meio, mas com liberdade para poder chegar à frente. Na lateral, vou ter mais liberdade ainda do professor Levir para poder, com a bola, atacar livremente”, revela.

Além de Pingo, a outra novidade é a presença de Ilan, que formará dupla de ataque com Washington. Ele será o substituto de Dagoberto, que também cumprirá suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. O restante da equipe será o mesmo que venceu o Atlético Mineiro na última rodada.

CAMPEONATO BRASILEIRO
Local: Arena da Baixada
Horário: 16 horas
Árbitro: Álvaro Azeredo Quelhas (MG)
Assistentes: Marco Antônio Martins (MG) e Hélbert Costa Andrade (MG)

Atlético x Juventude

Atlético
Diego; Marinho, Fabiano e Rogério Correia; Pingo, Bruno Lança, Fernandinho, Jádson e Marcão; Ilan e Washington. Técnico: Levir Culpi

Juventude
Eduardo Martini; Índio, Neto, Tiago e Gêison; Evandro, Donizete Amorim, Ígor e Raone; Da Silva e Bruno. Tecnico: Ivo Wortmann

Juventude sem dois titulares para hoje

O lateral-direito Jancarlos, com uma lesão no tornozelo esquerdo, e o atacante Leonardo Manzi, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo, são os desfalques do Juventude para a partida de hoje contra o Atlético. Além desses dois, o técnico Ivo Wortmann não poderá contar com o meia Rafael, reserva da equipe, que na quinta-feira foi negociado com o Acadêmica, de Coimbra, Portugal.

O jogador foi o sexto negociado pelo clube gaúcho este ano para o exterior – antes, saíram os zagueiros Dante (França) e Renato (Espanha), o meia Marcelo e os atacantes Michel e Geufer (os três para Portugal). Renato retornou há poucos dias, mas agora pode sair para outro clube europeu. Num momento de dificuldades financeiras, a direção se socorre nas transações de jogadores formados nas categorias de base para tentar o equilíbrio. Há outras negociações em vista para os próximos dias.

Gêison, contratado no início do Brasileirão do Uberlândia, terá a primeira oportunidade na equipe, no lugar de Jancarlos. No ataque, mais um estreante: Bruno, 19 anos, centroavante do time júnior, será o substituto de Manzi. No restante, Ivo Wortmann repete a equipe que começou a partida contra o Corinthians, domingo passado, com a vitória por 1 a 0. O que ele espera é um melhor desempenho para tentar obter pelo menos um empate neste sábado.

Voltar ao topo