Atlético enfrenta Galo e a “ressaca”

Findo o sonho do título da Libertadores, o Atlético retoma seu drama particular no campeonato brasileiro. A vitória no Atletiba de domingo rendeu novo fôlego ao Rubro-Negro, mas a situação ainda é crítica só uma vitória diante do Atlético-MG, hoje, às 16h, no Mineirão, tira o Furacão da lanterna do torneio. De qualquer forma, o time paranaense não sai da zona de rebaixamento mesmo que obtenha o segundo triunfo consecutivo no Nacional.

São apenas três dias entre a derrota para o São Paulo e o jogo em Belo Horizonte, tido como fundamental para o futuro do clube na competição. Importância que não se restringe à situação igualmente preocupante do adversário. Internamente, o Atlético reconhece que um bom desempenho nos próximos jogos poderá apagar rapidamente a decepção pela perda do título continental e embalar uma reação no brasileiro. Uma derrota hoje, por outro lado, volta a afundar o clube na lanterna e pode desencadear cobranças duras e um momento turbulento.

Por isso, muito mais do que orientações táticas ou recuperação física, a retomada da auto-estima é a maior preocupação da comissão técnica para o jogo com o Galo. Logo após a goleada no Morumbi, Antônio Lopes já falava em organizar reuniões com este fim. "Quero ver todo mundo alegre para entrar em campo e buscar o resultado. Não adianta ficar lamentando o que passou, pois quem vive de passado é museu. Agora é correr para recuperar os pontos perdidos no Brasileirão", discursou o treinador. Para o volante Cocito, sair das últimas colocações também trará um efeito tranqüilizador. "Estamos ansiosos em subir de posição e nos livrarmos desta carga", disse.

Em Minas, Lopes tende a repetir a base que enfrentou o São Paulo. Da delegação que esteve em São Paulo, cinco jogadores voltaram a Curitiba: Fernandinho, Tiago Vieira, Marin, Leandro e Jorge Henrique. Outros cinco (Paulo André, Beto, Cleverson, Rodriguinho e Caetano) se incorporaram ao elenco em Belo Horizonte, mas nenhum deles deve ser titular. No meio, Alan Bahia pode retomar a vaga de André Rocha, titular contra o São Paulo.

CAMPEONATO BRASILEIRO
ATLÉTICO-MG X ATLÉTICO

Atlético-MG: Danrlei; Zé Antônio, Leandro Castan, Lima e Rubens Cardoso; Ataliba, Walker, Rodrigo Fabri e Luís Mário; Marques e Fábio Júnior. Técnico: Tite

Atlético: Diego; Jancarlos, Durval, Danilo e Marcão; Cocito, Alan Bahia (André Rocha), Fabrício e Evandro; Lima e Aloísio. Técnico: Antônio Lopes

Súmula
Local: Mineirão (Belo Horizonte-MG)
Horário: 16h
Árbitro: Luiz Antonio Silva Santos (RJ)
Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima (RJ) e João Luiz Ribeiro Magalhães (RJ)

Voltar ao topo