Dinheiro com renovação

Atlético e Coxa terão grana alta com patrocínio, mas valor é baixo perto de outros times

Atlético e Coritiba terão por mais um ano a marca da Caixa Econômica Federal estampada em suas camisas. A confirmação veio ontem, após o Diário Oficial da União divulgar os clubes que o banco irá patrocinar em 2016. No acerto, a dupla Atletiba receberá R$ 6 milhões cada um.

Foram divulgados também os valores de oito patrocínios para equipes profissionais de futebol. O maior valor será pago para o Flamengo, R$ 25 milhões. Já os principais times mineiros, Cruzeiro e Atlético-MG, receberão mais do que o dobro dos paranaenses, R$ 12,5 milhões cada.

Completam a lista Sport e Vitória (R$ 6 milhões cada), além de Chapecoense e Figueirense (R$ 4 milhões cada). O CRB é o único time da Série B na lista, com o patrocínio de R$ 1 milhão. Outras equipes ainda negociam a renovação do contrato com a Caixa. Entre eles está o Corinthians, que deve receber um valor parecido com o do Flamengo.

Investimento

Em nota, a Caixa confirmou o investimento total de R$ 83 milhões nos dez clubes citados e que o objetivo do banco é aumentar a visibilidade da marca e contribuir com o desenvolvimento do esporte. Além disso, o texto destaca que os novos contratos obedecem os critérios do Profut (Programa de Modernização da Gestão e Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro) aderido pelos três clubes da capital, além da comprovação de regularidade fiscal dos clubes.

“A vinculação dos patrocínios da Caixa ao Profut demonstra que o banco está alinhado a essa iniciativa do governo federal para a profissionalização do futebol. Isto inclui gestão fiscal, governança, fortalecimento do futebol feminino, melhoria das condições de trabalho dos atletas e formação de categoria de base”, destacou a presidente do banco, Miriam Belchior.

Dilma elogia investimento

A presidente Dilma Rousseff disse ontem, em cerimônia no Palácio do Planalto, que o apoio da Caixa ao futebol “vai além dos contratos”. “É uma parceria comercial positiva”, afirmou. Na cerimônia, para assinatura de patrocínio de R$ 83 milhões do banco público a dez clubes da modalidade, ela destacou a assinatura de um decreto que cria a autoridade pública de governança do futebol, entre uma série de medidas para estímulo ao esporte. “Acompanharemos com interesse, rigor e transparência as contrapartidas assumidas pelos clubes”, afirmou.

Além dos 10 clubes que assinaram contrato de patrocínio com a Caixa nesta terça-feira, o banco deve renovar com o Corinthians e ainda negocia com o Atlético-GO e o Vasco, informou a presidente.

Mudanças

Dilma citou ainda possíveis mudanças no Estatuto do Torcedor e revisão da Lei Pelé e alegou que todas essas ações darão velocidade à modernização do futebol e podem estimular a “cadeia produtiva” do esporte, gerando mais empregos. A presidente disse que pediu ao Ministério da Educação que instituísse uma comissão para criar cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de gestão dos esportes.

“Acima de tudo queremos valorizar a nossa história e identidade. Somos, sem dúvida, a pátria de chuteiras”, afirmou. “A Caixa está marcando um gol de placa para ajudar que o Brasil volte a exportar a arte do futebol e não apenas os nossos craques”, disse Dilma.

O futebol foi, incluído em 2012 entre as modalidades patrocinadas pela Caixa Econômica Federal.

Igualdade! Veja a opinião de Augusto Mafuz sobre o Atlético!