Atlético disputa campeonato à parte nos próximos jogos

Com o 2 x 0 sobre o Internacional, o Atlético obteve a força tão esperada para conseguir subir na classificação. Os três pontos deixaram o Furacão a um passo de sair da zona de rebaixamento e agora, restando 11 rodadas para o final do Brasileirão, o clube entra em uma competição à parte dentro do próprio campeonato, junto com Bahia, Ceará, Cruzeiro e Atlético-MG.

Estes cinco clubes brigam diretamente para fugir da degola e não ter de encarar a Série B em 2012. Na lista dos times em desespero estão ainda Avaí, adversário do Furacão na próxima rodada, e América-MG, mas ambos em condições muito piores. Porém, o Rubro-Negro precisa melhorar seu desempenho frente aos dois adversários para não repetir os empates conquistados no 1.º turno, em plena Arena.

Contabilizando os times do grupo em melhores condições de fugir da ZR, o Atlético terá confronto contra dois deles nesta reta final (ceará e Cruzeiro). O Bahia e Atlético-MG já ficaram para trás, e com resultados indigestos: derrotas na Baixada e como visitante. Contra o Ceará, as lembranças do 1.º turno também não são boas. O Furacão perdeu por 2 x 1, mas terá a chance de revidar jogando na Baixada, pela 31.ª rodada. Contra o Cruzeiro, precisa repetir a atuação que teve em casa, mas em Sete Lagoas-MG, na antepenúltima rodada. Na Baixada, o Rubro-Negro bateu os mineiros por 2 x 1.

A vitória sobre o Inter, no domingo, ajudou o Atlético a também ficar mais próximo dos rivais diretos e a melhorar o desempenho neste 2.º turno. Em 8 rodadas já disputadas, o Furacão é o 14.º colocado, com 9 pontos. Ganhou duas posições graças aos dois gols de Nieto (veja infográfico).

Com 9 pontos no segundo turno, o Furacão aparece com aproveitamento melhor que três dos seus adversários diretos e está atrás apenas Bahia e Atlético-MG, que têm 13 e 12 pontos, respectivamente. O Cruzeiro é o pior dos concorrentes -não tem uma vitória sequer no 2.º turno e conseguiu apenas 2 pontos até aqui.

Pode não parecer muito, mas os empates que o Furacão conseguiu nos jogos recentes o salvaram de situação mais constrangedora. Em 11 partidas, somou 14 pontos – mais da metade do total conseguido em todo o Brasileirão. O aproveitamento chega a 42,2%, uma melhora de 9% na competição.

Na tabela geral do Brasileirão (turno e returno) a situação não é tão boa, mas agora o Rubro-Negro ganhou a chance de sair da ZR na próxima rodada. Se o Cruzeiro perder o jogo contra o São Paulo, e o Atlético vencer o Avaí, passa a ocupar a 16.ª colocação. Porém, se vier a esbarrar no time catarinense, o campeonato à parte passa a ser disputado por seis clubes.