Atlético completa 100 dias de obras na Arena

Amanhã é uma espécie de dia D para o Atlético. O clube precisa confirmar à Federação Paranaense de Futebol onde mandará seus jogos no Campeonato Paranaense e também completa 100 dias de obras na Arena da Baixada. O problema é que não há soluções claras nem para o local das partidas nem para o avanço das reformas destinadas à Copa do Mundo de 2014.

No caso da escolha do estádio, os presidentes do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, e do Paraná Clube, Rubens Bohlen, asseguram que não foram procurados para negociar os empréstimos do Couto Pereira ou da Vila Capanema. Quanto às obras, há muito mais perguntas e questionamentos a serem respondidos do que efetivamente homens trabalhando na Arena da Baixada.

A lista começa pelo fator primordial: o empréstimo que viabilizará a edificação dos novos setores do estádio e que permitirá a reforma da parte que já está em pé. O Furacão precisa levantar junto a instituições financeiras pelo menos R$ 45 milhões. Outra parte – estimados R$ 123 milhões -, virá do acordo com a prefeitura de Curitiba e o governo estadual. Os valores têm como garantia o potencial construtivo e serão captados pela Agência de Fomento do Estado, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Só que, até agora, a solicitação está parada em Brasília.

Diante deste impasse financeiro, as obras estão em estágio letárgico na Arena. Nada progrediu, além da escavação no terreno que fica ao lado do estádio. Também não há qualquer especificação do cronograma que será seguido. As únicas confirmações até aqui são de que o novo estádio será entregue em março de 2013 e que parte das obras ficará sob responsabilidade da empresa Engevix. Esta semana, segundo informações extraoficiais, a construtora deve iniciar a retirada da cobertura da Baixada.

O clube não confirmou, mas um operário que trabalha nas obras informou ontem o Paraná Online que eles estão programados para iniciar esta fase amanhã. A assessoria de imprensa pediu que os questionamentos sobre a obra fossem feitos via e-mail e, algumas horas depois, respondeu que tudo será informado via site oficial, sem novas informações.

Assim que assumiu a presidência do Atlético, dia 15 de dezembro, o presidente Mário Celso Petraglia assegurou que criaria um portal de transparência para que todo o trâmite fosse acompanhado – desde licitações até valores investidos em cada etapa e cumprimento de prazos pré-estabelecidos. Por ora, apenas algumas fotos são publicadas no site oficial, esporadicamente, sem qualquer detalhe das ações.