Atlético com time alterado para encarar o Sport

Ainda não será desta vez que Antônio Lopes repetirá o time por duas partidas consecutivas. No jogo de hoje à noite contra o Sport, em Recife, haverá mudanças na lateral-esquerda e meio-campo, em relação à equipe que empatou com o Corinthians, no meio da semana. O Delegado não confirma a escalação, mas diante das poucas alternativas, Edno e Claiton reassumem suas posições no time titular. O volante André Rocha novamente será improvisado na lateral-direita, pois os jogadores da posição (Jancarlos e Nei) sequer viajaram para o Nordeste, permanecendo em tratamento no departamento médico do clube. Assim como eles, estão no ?estaleiro? Michel, Alex Mineiro – que fez a operação de reconstrução de ossos da face na 5.ª feira – e Evandro. Alan Bahia está passando por avaliação psicológica e, na próxima semana, depõe na Delegacia de Trânsito em virtude do acidente automobilístico que se envolveu no último domingo.

Dinei e Marcelo ganham mais uma chance e formam a dupla de ataque do Furacão, setor que será fundamental para que o time reencontre a vitória no Brasileirão. O Atlético está há quatro rodadas sem vencer. Caso seja derrotado pelo Sport, crescem as chances do clube entrar pela primeira vez na zona do rebaixamento.

Ontem pela manhã, os jogadores realizaram treinamento sob o comando de Antônio Lopes e de seu filho Lopes Júnior. O trabalho foi desenvolvido no CT do Náutico. Sobre o retorno de Claiton ao meio-campo, para desenvolver a função de articulador, Lopes afirmou que o jogador tem qualidade tanto para jogar como meia quanto segundo volante. ?Claiton é um jogador inteligente e técnica boa. Tem condições de organizar a equipe e vai articular com Ferreira?, explicou o Delegado.

Queda

A má campanha do Atlético neste Brasileirão teve sua segunda baixa na comissão técnica. Depois de Vadão ser afastado do comando do Atlético na 5.ª rodada da competição, chegou a vez do treinador de goleiros Veludo (Juarez Francisco dos Santos) requerer a sua demissão, após o empate contra o Corinthians, na última quarta-feira. Na ocasião, o seu pupilo Guilherme falhou feio no primeiro gol do time paulista. O pedido foi aceito pela diretoria que já acertou a contratação de Almir Domingues, que fez parte da comissão campeã brasileira em 2001. No jogo contra o Sport, porém, o treinador de goleiros será Marco Tedeschi que vestiu a camisa rubro-negra na década de 90, como reserva.

Marcelo Tamandaré é a novidade no Furacão

Foto: Arquivo

Atacante já está em Curitiba e hoje faz exames médicos.

O novo reforço do Atlético tem sotaque ?leite quente? e é torcedor assumido do Furacão. Edson Marcelo de Faria Manfron, 28 anos, mais conhecido no futebol como Marcelo Tamandaré, 28 anos, é o atacante que o Rubro-Negro estava buscando no mercado. Pelas informações obtidas com exclusividade pela Tribuna, o jogador se apresenta hoje no CT do Caju para fazer exames médicos e na seqüência deve assinar contrato. A vinda de mais um atacante se tornou obrigatória depois da grave contusão sofrida por Alex Mineiro, na semana passada, a qual afastará o ídolo por aproximadamente 90 dias.

A negociação não é confirmada pela direção do clube, como de praxe, porém o atleta rescindiu, nesta semana, seu contrato com o Vasco e está livre para jogar em outra agremiação. Em contato com o clube carioca foi confirmada a dispensa de Marcelo e que ele viajou quinta-feira a Curitiba para acertar com o Rubro-Negro.

O atacante voltou ao Brasil no início deste ano para defender as cores do Vasco e fez a pré-temporada com o restante do grupo. Porém, contundiu-se e teve que fazer uma pequena cirurgia, o que o impossibilitou de brigar por uma vaga no ataque cruzmaltino. Deixado delado pelo técnico Celso Roth, o atacante foi treinar no expressinho vascaíno, para manter o condicionamento físico e ser negociado. Na equipe principal, ele jogou apenas um amistoso contra a Portuguesa.

Provas de que Marcelo está prestes a vestir a camisa rubro-negra são conseguidas na internet. Na página oficial do Vasco, o nome do atacante não consta mais no elenco do clube. Já num site não oficial, a transferência do jogador do Vasco para o Atlético é dada como certa.

Marcelo é natural de Curitiba e, apesar de ser atleticano de coração, como cita em seu site oficial, teve contato com o futebol nas categorias de base do arquirival Coritiba. Depois jogou no Malutrom, clube onde se tornou profissional. Em 1999 foi vendido para o futebol mexicano. Permaneceu quatro anos naquele país e defendeu as cores do América, Irapuato e San Luis. Retornou ao Brasil e teve uma rápida passagem pelo Porto, de Pernambuco, transferindo-se para a Europa na seqüência. No velho continente, jogou no Ajaccio, da França, até o final de 2006, mesmo clube em que estava o zagueiro Antônio Carlos (recém-contratado pelo Atlético).

Tempos de glória da Baixada

Cahuê Miranda

Há exatos 67 anos, o Atlético recebeu uma visita histórica na Baixada. No dia 4 de agosto de 1940, Arthur Friedenreich, o maior artilheiro do futebol brasileiro até então, entrou em campo no Joaquim Américo.

Naquele dia, Fried não marcou nenhum gol. Ele havia encerrado a carreira de jogador anos antes e veio a Curitiba como árbitro da Federação Paulista de Futebol. A convite do presidente rubro-negro Claro Américo Guimarães, ?El Tigre? apitou o jogo entre Atlético e Palestra Itália, pelo segundo turno do Paranaense. O Furacão, que terminaria o torneio como campeão, venceu por 4 a 3.

Atlético ?amordaça? jogador

A Tribuna do Paraná tentou por dois dias seguidos falar com o meia Evandro, do Atlético. O jogador quebrou quatro dentes no empate – 1 a 1, contra o Grêmio, no Estádio Olímpico. Nesta semana ele faria uma nova avaliação para saber da gravidade e do tratamento para implante dos dentes. Segundo a assessoria de imprensa do Atlético, ?o clube não quer que ele fale agora?. ?As entrevistas com jogadores (dois) são feitas nas janelas programadas. Hoje (ontem) temos uma, em Recife (PE)?, informou a assessoria imprensa do Atlético. Sobre a possibilidade de agendar uma conversar com Evandro, a assessoria foi taxativa. ?Não temos previsão sobre isso?. O Atlético viajou para Recife na manhã de quinta-feira, e joga hoje diante do Sport.

17ª rodada do campeonato Brasileiro

Sport x Atlético-PR

Local: Estádio Ilha do Retiro, em Recife

Hora: 18h10

Sport: Magrão, César, Gustavo e Durval; Diogo, Bia, Romerito, Adriano Gabiru e Bruno; Carlinhos Bala e Da Silva. Técnico: Geninho

Atlético: Guilherme, André Rocha, Danilo, Rhodolfo, Edno; Valencia, Roberto, Claiton e Ferreira; Dinei e Marcelo. Técnico: Antônio Lopes.

Árbitro: Antônio Hora Filho (SE)

Auxiliares: Almirdrovandro da Silva Lima (SE) e Milton Otaviano dos Santos (ES)

Transmissão: Net/Sky

Voltar ao topo