Atlético busca fim do tabu contra o São Paulo

O Atlético terá uma verdadeira prova de fogo hoje, diante do São Paulo. Sem ter vencido fora de casa uma única partida neste campeonato brasileiro, o time do técnico Osvaldo Alvarez não poderá contar com o lateral-direito Alessandro, com o atacante Dagoberto, ambos suspensos, sem Adriano e não sabe se Kléberson será autorizado a entrar em campo e ainda precisa dos três pontos para compensar o empate diante do lanterna e para seguir sonhando com os primeiros lugares na tabela. Com tantos problemas, o Rubro-Negro aposta em David e Ricardinho e na mística de ir bem contra os “grandes” para superar o tricolor paulista, as 20h30, no Morumbi.

A complicação para Vadão montar a equipe é tanta que ele teve que convocar para a viagem um jogador dos juniores, o atacante Ânderson Gomes. Depois de mandar o húngaro Tüske embora, o comandante rubro-negro viu a debandada de Selmir, Jadílson e Jean e, aos poucos, vai ficando com menos opções à disposição. Além disso, quem ficou não têm correspondido às expectativas do treinador.

Para encarar o tricolor paulista, Vadão optou por mudar apenas as posições que ficaram vagas com as saídas de Alessandro e Dagoberto. Para a lateral-direita, David ganha mais uma oportunidade e, na frente, Ricardinho poderá mostrar no Morumbi porque é considerado o “rei do drible”. Além deles, o zagueiro Rogério Correia está de volta após se recuperar de uma artroscopia no joelho direito e, caso Kléberson não possa atuar, Rodriguinho continuará entre os titulares.

No entanto, apesar dos problemas, os jogadores do Atlético têm uma motivação diferente para encarar a partida e jogar bem: vão enfrentar um time considerado grande. Foi assim contra o Corinthians e Flamengo e esse bom retrospecto é lembrado pelo volante Luciano Santos. “Contra time grande a responsabilidade é maior. Eu vejo assim. Já contra as equipes pequenas a gente entra pensando que o resultado por vir a qualquer momento e não é bem assim”, explica o jogador.

Para ele, de qualquer forma, a partida deverá ser muito difícil, principalmente atuando no Morumbi. “Sabemos das qualidades que o São Paulo tem, que está lá em cima brigando pelas primeiras posições, mas nós vamos para lá para tentar fazer um bom jogo e trazer um bom resultado”, aposta. Para ele, a má atuação ficou para trás e, mesmo com os desfalques, o time poderá voltar a mostrar o futebol que sabe diante do tricolor paulista. “Contra equipes grandes a gente tem conseguido bons resultados e vamos lá para buscar os três pontos, que há um bom tempo a gente está tentando buscar e não está vindo”, declara o volante, que vai pisar pela primeira vez no Morumbi.

CAMPEONATO BRASILEIRO
SÃO PAULO

Súmula
Local: Morumbi (São Paulo)
Horário: 20h30
Arbitragem: Márcio Rezende de Freitas (Fifa-SC), auxiliado por Claudemir Maffessoni (SC) e Edmundo Alves do Nascimento (SC)


SÃO PAULO
Rogério Ceni; Leonardo Moura, Jean, Júlio Santos e Jorginho Paulista; Adriano, Alexandre, Carlos Alberto e Gustavo Nery; Luís Fabiano e Diego Tardelli. Técnico: Roberto Rojas

ATLÉTICO
Diego; David, Capone, Rogério Correia e Ivan; Leomar, Luciano Santos, Kléberson (Rodriguinho) e Jádson; Ilan e Ricardinho. Técnico: Osvaldo Alvarez

Clube quer Dagoberto fora da sub-20

O Atlético está tentando a dispensa do atacante Dagoberto para a seleção brasileira sub-20, que vai disputar os Jogos Pan-Americanos em Santo Domingo. Após dispensar o húngaro Tüske, não acertar com Washington e emprestar Selmir e Jadílson, o Rubro-Negro não gostaria de perder mais um jogador de ataque para a sequência do campeonato brasileiro. Hoje, ele embarca para Brasília para tirar o visto e poder entrar na República Dominicana, mas fica aguardando um novo comunicando confirmando ou não a sua convocação. Caso a CBF não aceite o pedido de liberação, o atleticano terá que se apresentar segunda-feira no Rio de Janeiro e começar a preparação para a disputa dos Jogos Pan-Americanos.

“O que eles decidirem, acho que vai ser o melhor para mim”, disse Dagoberto após o treinamento de ontem pela manhã. Enquanto isso, o auxiliar técnico Gersinho Moisés tentava entrar em contato com o coordenador das categorias de base da CBF, Branco, ou até mesmo o técnico Valinhos para pedir a dispensa. Um fax foi enviado à entidade fazendo o pedido oficialmente. Até agora, o clube não conseguiu nada, mas continua tentando convencer a CBF a liberar o atacante.

Caso a convocação de Dagoberto seja confirmada, o Furacão vai ficar sem o jogador do dia 21 de julho até o dia 18 de agosto. Com isso, o atacante ficará de fora de, pelo menos, oito rodadas do campeonato brasileiro. Junto com Dagoberto, o Atlético também levou à seleção lateral-esquerdo Jean. Apesar de ter sido negociado com o Feyenoord, da Holanda, o bom trabalho dele vestindo a camisa rubro-negra garantiu a lembrança para a disputa dos jogos de Santo Domingo.

Convocação

Além dos dois, Valinhos chamou ontem mais 16 jogadores para a disputa dos Pan-Americanos, que ocorrem entre 3 e 16 de agosto. A apresentação está marcada para segunda-feira, dia 21, as 10h, no Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro). Os treinamentos estão programados para Teresópolis, onde a CBF mantém seu centro de treinamento (a Granja Comary).

Voltar ao topo