Atlético apresenta reforços pra Libertadores e Brasileiro

Após um longo namoro, o Atlético finalmente conseguiu acertar a contratação do meia Rodrigo, 28 anos, que estava atuando no Juventude. Ele foi apresentado ontem no CT do Caju e ficará à disposição do técnico Casemiro Mior para a terceira fase da Copa Libertadores da América e Campeonato Brasileiro. Também conhecido pela fama junto ao público feminino, ele deverá ser o substituto de Fernandinho, negociado com o futebol ucraniano. Junto com ele chegou ao Rubro-Negro o volante Douglas, 21 anos, que veio do Valeriodoce.

Desde que iniciou sua carreira na Portuguesa Santista, Rodrigo vem sendo acompanhado de perto pelo assessor executivo do Furacão, Antônio Carletto Sobrinho, que é amigo do pai do jogador. ?Eu sempre tive uma admiração muito grande pelo trabalho que eu via no Atlético, um trabalho sério de formação e dá toda a infra-estrutura para o atleta desenvolver o melhor. Agora, fico feliz por estar fazendo parte deste que é um grupo vitorioso?, disse Rodrigo, natural de Santos, à Tribuna.

Antes de passar pelo clube gaúcho, onde disputou o campeonato estadual, o meia atuou por Guarani, Gama, Botafogo, Atlético/MG, Everton/ING e Corinthians. Além do sucesso no futebol, Rodrigo também conquistou as torcedoras, muitas delas o comparando com o atacante inglês David Beckham. ?Sempre existe uns atrativos que a gente procura associar à imagem. No futebol, isso não é muito importante, eu acho que o visual é o que menos importa e o bonito no futebol é você jogar bem e fazer gols?, pondera.

Para poder jogar bem e fazer gols, o novo contratado espera ficar à disposição do treinador nas próximas semanas. ?Eu já estou numa condição razoável, não tenho lesão nenhuma e, agora, vamos sentir no decorrer das semanas, dos treinamentos, em que nível eu estou?, analisa. Apesar de já ter sido apresentado, Rodrigo ainda não sabia até quando iria seu contrato. Esta questão estava sendo definida por seu procurador e a direção do clube, mas ele deverá assinar até o final do ano.

Quem também chegou e já está trabalhando é o volante Douglas, mineiro de Belo Horizonte, que começou a carreira no América/MG. ?Vou procurar dar o melhor, fazer mais do que a expectativa e espero corresponder. Eu fiz um bom campeonato mineiro, que foi o meu ápice e agora espero atuar bem aqui no Atlético?, destaca. Antes de vir para Curitiba, ele passou por Criciúma e Uberlândia. Outro que pode ser contratado é o volante André Montoya. Ele é colombiano, tem 22 anos e estava atuando no Fenix, do Uruguai.

Diego entra na briga por avestruz

Se um goleiro no Campeonato Paranaense pode ser considerado uma muralha, este é o camisa 1 do Atlético. Por opção da comissão técnica ou por estar machucado, Diego atuou apenas em nove jogos (dos 17 possíveis) até aqui na competição, mas mostrou que é quase um paredão. Foram apenas quatro gols sofridos e seis jogos sem que ninguém conseguisse transpor sua meta. Mesmo assim, ele mantém a modéstia e, como favorito a ganhar uma premiação de R$ 5 mil e um casal de avestruzes, ele prefere se concentrar apenas na conquista do título.

No momento, ele tem uma média de apenas 0,44 gol tomado por partida. Pelo regulamento da premiação, o jogador precisa atuar em pelo menos 50% dos jogos e Diego completará essa marca na partida de domingo. Como Fernando, do Coritiba, tem uma média de 0,72, o rubro-negro dificilmente perderá essa disputa. Como no ano passado ele também foi o melhor e não recebeu o troféu, este ano ele prefere focar apenas as duas partidas decisivas.

?O que eu estou me importando é com a concentração para esta partida decisiva, da maneira como nós temos que encarar esse jogo, a nossa responsabilidade e acho que isso é muito mais importante?, analisa. Para ele, o que vier depois como premiação individual é lucro, apesar dos avestruzes não serem um presente muito comum. ?É um prêmio que parece ser um ótimo investimento e é um prêmio bom que eles estão dando. É produtivo e tem seu valor. Claro que todo mundo dá risada como foi colocado para o Brasil inteiro, mas é uma inovação?, finaliza.

Time

Enquanto isso, o técnico Casemiro Mior segue planejando a primeira partida da final do Estadual. Ontem, ele comandou apenas um trabalho técnico, mas sem nenhum esboço da possível formação. Hoje, ele volta a trabalhar em dois períodos. A tendência é que Baloy, Fernandinho e Aloísio retornem à equipe. A provável formação para domingo deverá ter Diego; Danilo, Baloy e Marcão; Etto, Cocito, Alan Bahia, Fernandinho e Marín; Maciel e Aloísio.

FPF apresenta os prêmios

Na tarde de ontem, na sede da Federação Paranaense de Futebol (FPF), a entidade apresentou os troféus que serão entregues aos finalistas do Campeonato Paranaense. O campeão ficará com o troféu Evangelino Costa Neves e o vice levará o troféu José Cadilhe de Oliveira. A FPF também vai oferecer ao campeão 60 medalhas e ao vice 40.

Parceiro na competição, o Governo do Paraná, através da Paraná Esporte, oferecerá o troféu Cajú ao goleiro menos vazado, e o troféu Duílio ao artilheiro da competição. O goleiro menos vazado ainda levará um casal de avestruzes, além de R$ 5 mil, mesmo prêmio para o artilheiro. A Rádio Transamérica, também entrou na jogada, e oferecerá, ao campeão de 2005 o troféu Alexandre Zraik – jornalista falecido no ano passado em acidente automobilístico.

No encontro de ontem, o Iraty, representado pelo diretor Paulinho Alves, recebeu das mãos do presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, o troféu de campeão do interior.

Homenagens

A Federação faz uma deferência especial ao ex-presidente do Coritiba, Evangelino da Costa Neves. O dirigente, que comandou o Coxa entre 1967 e 1980, e numa segunda fase de 1982 a 1989, e de 1991 a 1996, empresta seu nome ao troféu que será entregue ao campeão. Neves é o atual presidente de honra da FPF. ?Ele nunca mediu esforços para elevar o nível do futebol no Estado?, declarou o presidente da FPF, Onaireves Moura.

Já o vice-campeão, receberá o troféu José Cadilhe de Oliveira, advogado que no fim da década de 40, fundou a Junta de Justiça Desportiva do Paraná, hoje Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).

?Em função do incansável trabalho dessas duas personalidades, vamos homenageá-los nesta 91.ª edição do estadual?, disse Moura.

Cadilhe, presente à reunião de ontem, agradeceu a homenagem. Já Evangelino, enfermo, não pôde comparecer à cerimônia.

Árbitro

O presidente da Comissão de Arbitragem da FPF, Valdir de Souza, informou que o sorteio dos árbitros para a partida de ida da final será realizado quinta-feira, às 14h, na sede da FPF.

Voltar ao topo