Atlético aposta em bom retrospecto no Mineirão

Para enfrentar o Galo Mineiro, hoje às 18h10, no Mineirão, e não voltar para casa com a indigesta marca de 10 derrotas consecutivas como visitante, o Atlético contará com apenas um dado a seu favor: o retrospecto.

O time paranaense não perde para o seu homônimo, em Minas Gerais, há seis jogos. A última vez que teve o desgosto de ouvir a torcida alvinegra comemorar
foi em 2000, numa partida válida pelas quartas-de-final da Copa Libertadores. De lá pra cá, o Furacão obteve o saldo de três vitórias e três empates.

A igualdade (1 a 1) foi, inclusive, o placar do último confronto entre as duas equipes. Mas essa vantagem nada representa para o treinador Mário Sérgio, que não acredita na força de tabus. “Cada jogo é um jogo. Cada situação é uma situação.

Você não pode achar que em cima de um tabu, vai ganhar o jogo. Então não acredito muito nisso”, afirmou. E o treinador tem razão em não desperdiçar tempo com tabus, pois problemas é que não faltam para armar o time atleticano.

Além de não poder contar com o zagueiro Danilo (que cumpre suspensão automática) e com os jogadores que estão em recuperação (Fernando, Valencia, Júlio César, Rhodolfo, Joãozinho e Netinho), o goleiro Galatto sentiu dores musculares e foi vetado para enfrentar o Galo.

Assim, Vinícius reassume a camisa 1. Ressalta-se ainda que o ala Nei passou por uma operação de reconstrução do ligamento anterior cruzado do joelho direito e só volta ao futebol em 2009.

Time

Mesmo diante de tantos problemas, o Atlético viaja definido. E Mário Sérgio desafiará o adversário utilizando o sistema 3-5-2, improvisando Chico
como zagueiro da esquerda e Rodriguinho como ala-direita. Nas demais posições, a mesma escalação que perdeu para o São Paulo.

O jogo diante do Galo Mineiro é considerado de extrema importância pelo grupo atleticano porque se trata do famoso jogo de 6 pontos, já que o adversário está apenas um ponto à frente na tabela. “É um jogo fundamental. Se perdermos, estaremos na iminência de cair para a zona de rebaixamento.

É uma situação incômoda. Mas o ambiente aqui é muito bom, apesar da fase. Da minha parte, os jogadores terão a tranqüilidade e a confiança de que vão fazer um bom trabalho. Então temos uma caminhada de 18 jogos e vamos buscar a Sul-Americana”, declarou o comandante rubro-negro, não escondendo que o caminho para isso será repleto de dificuldades.

Sobre a atual situação do time na competição, o capitão Alan Bahia afirmou que o grupo atleticano está ciente dos objetivos a serem alcançados e é sabedor da situação incômoda pela qual o clube atravessa. Mas o volante promete reação. “Estamos trabalhando forte e esperamos colher os frutos nos próximos jogos”, afirmou. A nação atleticana espera que a reação comece hoje.

21ª Rodada do Campeonato Brasileiro

Atlético MG  x Atlético PR

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte

Hora: 18h10

Atlético MG – Edson, Mariano, Leandro Almeida, Marcos e Luís Gustavo (Renan); Rafael Miranda, Serginho, Márcio Araújo e Petkovic; Jael e Marques.

Técnico: Marcelo Oliveira

Atlético PR – Vinícius; Alex Fraga, Antônio Carlos e Chico; Rodriguinho, Alan Bahia, Renan, Ferreira e Márcio Azevedo; Julio dos Santos e Pedro Oldoni.

Técnico Mário Sérgio

Árbitro – Wilson Luiz Seneme (SP)

Assistentes –  Márcio Luiz Augusto e Marcelino Tomaz de Brito Neto.