Revelações

Atlético abrirá espaço para os pratas da casa

O Campeonato Paranaense deverá ser a grande chance para que os garotos do Atlético possam mostrar seu talento e que têm condições de integrar o elenco principal. Pelo menos esse é o pensamento do treinador Geninho, que já adiantou que pretende ver o desempenho de alguns jovens em 2009. Desta maneira o time rubro-negro que disputará o Paranaense será formado pela base adquirida no Brasileirão do ano passado, somada à chegada de reforços e à presença da garotada.

“Nos regionais é hora de ver quem você tem dentro de casa. Eu gosto de trabalhar com jogadores jovens”, afirmou Geninho. Alguns desses garotos treinaram durante o Campeonato Brasileiro no elenco principal, mas quase não tiveram chances, exemplo do meia Gabriel Pimba e os laterais Alex Sandro e Douglas Maia. Eles não foram “pro jogo”, segundo o treinador, porque o momento do Furacão não era dos melhores e eles poderiam não render tudo o que sabem e seriam queimados.

Seguindo essa lógica, outros garotos também podem retornar ao grupo profissional, pois em 2009 o time Sub-23 não terá continuidade.

Chance

Gabriel Pimba, 18 anos, foi um desses jogadores que fizeram bons treinos, mas quase não atuaram com Geninho. “O Pimba não jogou porque o momento era ruim. Mas ele deve ter chances no regional”, afirmou o técnico. O meia ascendeu ao profissional no começo de 2008 por indicação do então treinador Ney Franco. Juntamente com ele tiveram oportunidade os volantes Renan e Roberto, o meia Choco e o atacante Eduardo Salles. Pimba foi o que mais atuou no Paranaense, jogando em sua posição e também improvisado na lateral direita.

Dos 25 jogos do Estadual, esteve em campo por 13 vezes. A regularidade lhe garantiu também oportunidades no Brasileirão. Com o técnico Roberto Fernandes apareceu em sete confrontos. Geninho o observou por duas vezes.

O garoto também ganhou vivência internacional ao disputar a Copa Sul-Americana. Pimba acredita ter aproveitado bem as oportunidades que teve na primeira temporada como profissional, mas espera crescer e mostrar mais futebol neste ano. “Foi muito proveitoso para mim em 2008. Pude treinar junto com o grupo principal e também jogar alguns jogos. Convivi com atletas experientes e eles tentaram passar coisas que sabiam. Procurei aprender e agora espero ter mais oportunidades”, finalizou o garoto ao site oficial do clube.