Atletiba verde e amarelo

O amistoso disputado ontem à tarde, na Arena de Joinville, foi entre a seleção brasileira sub-20 e a equipe B do Coritiba. No entanto, cabe dizer que o placar terminou 3 para o atleticano Fernandinho e 2 para o coxa André Nunes. O jogador do Rubro-Negro, capitão da seleção, marcou um gol e deu os passes precisos para os outros dois do Brasil. Enquanto o centroavante coxa-branca, bastante questionado quando veste a camisa da equipe principal, marcou os dois do Alviverde.

Para servir de sparring para a seleção, o Coritiba optou por mandar uma equipe mista para enfrentar o Brasil. O único jogador de grande destaque do Coritiba em campo foi o zagueiro e capitão Reginaldo Nascimento, que fez sua primeira partida desde que ficou fora de combate, devido a uma séria contusão no rosto. Ainda sem ritmo, Nascimento penou para correr atrás da garotada, mas classificou a movimentação como importante para ele. “Fiquei muito tempo parado e jogar contra a garotada é bom para buscar o recondicionamento”, disse no intervalo.

Na sub-20, que se prepara para o mundial da categoria que será disputado em janeiro, na Colômbia, os jogadores mais conhecidos dos paranaenses eram Fernandinho e Evandro, que vestem a camisa atleticana, e Rafinha, lateral-direito coxa-branca que vem se destacando cada dia mais no Alviverde.

Mais entrosado, sob o comando do auxiliar técnico Antônio Lopes Júnior, o Coritiba começou botando pressão e abriu o marcador logo aos 3 minutos, numa falha gritante do zagueiro Domingos, que recebeu mal a saída do goleiro Renan e deixou André Nunes marcar. Atrás no marcador, os meninos comandados por Rene Weber tentavam superar a falta de sintonia com muita correria, deixando ao Coritiba o papel de trabalhar nos contra-ataques.

Tentando mudar o panorama do jogo, Weber pediu que a sua equipe forçasse mais pelo setor direito, onde o Coritiba mostrava mais fragilidade. A pedida deu certo, especialmente porque o habilidoso Fernandinho acordou na etapa complementar.

Foi dele um dos lances mais bonitos da partida. Ele recebeu quase na intermediária, deixou dois marcadores para trás e presenteou Paulinho, do Juventude, com um passe açucarado. Minutos mais tarde, ele mesmo se encarregou de balançar a rede e marcou um golaço, na saída de Douglas.

Ciente das deficiências no setor esquerdo, Antônio Lopes Júnior mexeu na equipe e deu a ela mais qualidade defensiva. A mudança fez com que o Coritiba equilibrasse a partida e conseguisse o empate, aos 33 minutos, mais uma vez com o grandalhão André Nunes – mérito para a boa jogada entre Malzoni e Fávaro.

Apesar de ter melhorado, o Coritiba acabou levando o gol da virada já no finalzinho do jogo, quando mais uma vez Fernandinho deixou a zaga coxa-branca na saudade e presenteou o zagueiro Gladstone, que subiu sozinho de cabeça.

Passado o primeiro teste, o Brasil sub-20 encara amanhã, às 16h, o Atlético Paranaense, no mesmo local. Já o Coxa volta as atenções ao Brasileirão, onde enfrenta o Corinthians, no próximo final de semana.

Voltar ao topo