É hoje

Athletico e Toledo fazem a grande final do Paranaense

Na fase de grupos da Taça Dirceu Krüger, o Athletico fez 8x2 no Toledo. Agora, história do jogo deve ser bem diferente. Foto: Albari Rosa

Chegou a hora. Athletico e Toledo fazem neste domingo (21), a partir das 16h, na Arena da Baixada, a grande final do Campeonato Paranaense. Ainda que o Furacão esteja habituado a estar em uma decisão estadual, o Porco nunca tinha figurado em um duelo deste porte desde que foi fundado, em 2004. A partida promete emoção. De um lado, o Rubro-Negro é o favorito depois de fazer uma Taça Dirceu Krüger arrasadora, enquanto do outro está o time do interior, um “azarão” que chega com chances após fazer 1×0 na primeira partida da final e traz uma estratégia definida de segurar o adversário por 90 minutos.

+ Leia também: Marquinho travará duelo com experiente volante na decisão!

Caso vença, o Athletico se consagrará bicampeão Estadual, já que venceu o Paranense do ano passado, em cima do Coritiba, também na Arena da Baixada e com a equipe de aspirantes, assim como nesta temporada. Curiosamente, em 2018 o Furacão também estava na desvantagem, após perder a ida por 1×0, mas conseguiu reverter o placar. O time atleticano precisa vencer por dois gols de diferença para liquidar o jogo no tempo normal. Se vencer por apenas um de diferença, a decisão será nos pênaltis. Empate dá ao Porco o caneco.

+ Mais na Tribuna: Bergson x André Luiz: confronto de artilheiro e paredão

O Toledo foi o primeiro a garantir a vaga na decisão do Paranaense ao vencer a Taça Barcímio Sicupira diante do Coxa. Em uma final decidida nos pênaltis, com ares de drama após os times mostrarem grandes dificuldades nas cobranças diretas, a estrela do goleiro André Luiz brilhou e ajudou o time do interior a ser campeão.

+ Viu essa? Furacão adota o mistério na escalação pra final

No segundo turno, o clube, contando com a disputa da finalíssima, relaxou e ficou longe de demonstrar um futebol que chamasse a atenção. Em cinco rodadas, foram apenas dois pontos somados e a equipe do Oeste só não foi rebaixada devido à conquista na metade inicial da competição.

+ Adversário: Toledo praticamente definido pra encarar o Athletico

Já o Rubro-Negro fez o caminho inverso. Fez um primeiro turno sofrível, estreando com derrota por 1×0 para o Cascavel CR. Com seis times no Grupo A, terminou apenas em quinto na tabela. Porém, na Taça Dirceu Krüger veio a superação. Na estreia, um belo “cartão de visitas” que mostraria o que o time do técnico Rafael Guanaes poderia ser capaz. Um expressivo 8×2 em cima justamente do Toledo. E assim foi, até chegar à final, quando derrotou o rival Coritiba nos pênaltis.

Para este compromisso, ps comandados do técnico Agenor Piccinin prometeram montar um esquema defensivo forte para segurar a vantagem. Os atletas de Rafael Guanaes garantiram entrega e um jogo diferente do que foi o primeiro, pois desta vez a partida será em seus domínios. Com estratégias diferentes, os dois lados chegaram à decisão por mérito e a disputa de quem erguerá o maior título do futebol do Estado em 2019 será repleta de emoção do início ao fim.

FICHA TÉCNICA

CAMPEONATO PARANAENSE
Final – Jogo de volta

Athletico × Toledo

Athletico
Léo; Lucas Halter, Zé Ivaldo e Robson Bambu (Paulo André); Khellven, Matheus Rossetto, Erick e Vitinho; João Pedro, Marquinho e Bergson.
Técnico: Rafael Guanaes

Toledo
André Luiz; Everton, Eduardo Luiz, Fandinho e Matheus Duarte; Jonathan, Revson, Khevin e Júlio Pacato; Eduardinho e Marcelinho.
Técnico: Agenor Piccnin

Local: Arena da Baixada
Horário: 16h
Árbitro: Rodolpho Toski Marques
Assistentes: Bruno Boschilia e Ivan Carlos Bohn

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!