Ataque é problema do Corinthians para derrotar o Vasco

Se Tite conseguiu consertar os problemas na defesa, o ataque do Corinthians parou de funcionar, a uma semana da tão aguardada estreia de Adriano. É uma péssima notícia porque o time precisa vencer o Vasco, neste domingo, às 16 horas, em São Januário, pela 27.ª rodada, se quiser voltar à liderança do Campeonato Brasileiro.

Embora não perca há dois jogos, o Corinthians só marcou uma vez nas partidas contra São Paulo e Bahia. E, nas últimos quatro, balançou a rede duas vezes. Não é à toa que, dos quatro primeiros colocados da competição, é o que tem o pior ataque (37 gols em 26 rodadas).

A explicação dessa queda de produção se dá pelo mau momento de seus atacantes. O artilheiro Liedson (9 gols) voltou a sentir dores no joelho – por isso não enfrentou o Bahia – e está vetado para o jogo deste domingo. Neste sábado, ele foi para o aquecimento, mas não conseguiu suportar as dores.

Willian, que sentiu contusão no tornozelo, vive um jejum de nada menos que 17 rodadas sem marcar. Seu último gol foi contra o Internacional, em 14 de julho, ainda no primeiro turno. “Você vai ser sempre cobrado por não fazer gol, mas o treinador reconhece a forma que a gente colabora nas partidas”, disse o atacante.

Emerson, que vinha bem, está suspenso por duas partidas. E Jorge Henrique, que já viveu dias melhores, só entra em campo quando Willian e Liedson não podem jogar. Já Adriano teve a sua volta cogitada para este domingo. Poderia até ficar no banco de reservas, mas foi vetado pela comissão técnica. Sua estreia ficou mesmo para o próximo domingo contra o Atlético Goianiense, no Pacaembu – os ingressos de arquibancadas já estão esgotados.

Com esse cenário, Tite até cogitou enfrentar o Vasco reforçando o meio de campo com Edenílson e adiantando Alex, como fazia quando dirigia o Internacional. Mesmo com esses problemas, o treinador não pensa em mudanças radicais. Ele aposta na linha de quatro defensores, rejeitando a entrada de um terceiro zagueiro para suprir a falta de um bom atacante.

O técnico teme duas jogadas manjadas do Vasco. A bola área e as cobranças de falta de Juninho Pernambucano. E também pediu atenção com o meia Diego Souza, que vive grande fase. Só a vitória dará ao Corinthians a liderança – tem 47 pontos, contra 49 do rival carioca. Mas um empate também será comemorado, mesmo que o São Paulo o ultrapasse com vitória sobre o Flamengo.

Voltar ao topo