Artilheiro tricolor sonha com grandes conquistas na próxima temporada

O futebol é uma fábrica de histórias folclóricas. No Paraná Clube, apesar dos apenas 20 anos de existência, há várias. E a mais recente delas tem a assinatura de um artilheiro nato, que chegou a abdicar da camisa 9, mas recuperou sua identidade a tempo de tirar o Tricolor de uma situação delicada na Série B.

Agora, de contrato novo, a principal “revelação” do clube na temporada 2009 promete um Ano Novo de alegrias, conquistas e, principalmente, muitos gols. Após realizar um bom estadual pelo Paulista de Jundiaí-SP, Toscano chegou para ser uma opção na ala-direita. Sua ficha dizia “ala-atacante”.

Jogador ofensivo por origem, Marcelo foi adaptado à lateral pelo técnico Giba, no Paulista. E foi desta forma que ele desembarcou no Paraná Clube. Com Murilo lesionado, foi logo assumindo a “2” e após boas atuações nos primeiros jogos arrancou elogios do então técnico Zetti. “Neste nível, vai logo estar num time da primeira divisão”, comentou.

Mas, a previsão falhou. Toscano mostrava deficiências na marcação e com a recuperação de Murilo perdeu a posição no time e a chance de se destacar no cenário nacional. Foi o momento mais difícil para ele, que, curtindo as férias em Jundiaí, admite não ter cacoete de marcador.

“Tive que me esforçar. E muito. A gente não aprende a marcar com qualidade de uma hora para a outra”, disse o jogador. “Mas, valeu, pois hoje me sinto um atleta mais completo, pelas orientações que recebi dos treinadores”, completou.

Toscano se diz pronto para encarar o desafio de ser, agora, a principal referência de um novo time que está sendo formado. Desta feita, sem a sustentação dada pelos meias Davi e Rafinha.

“Vamos ter que buscar uma nova formação e tenho certeza que a diretoria está trabalhando para isso. Jogadores vão chegar e aí cabe a nós e à comissão técnica conseguir o encaixe dessas peças”, disse Toscano, ciente de que sobre ele está depositada a esperança do torcedor em ver um time competitivo em 2010.

“Muitas coisas boas me aconteceram nesse ano. Na vida profissional e pessoal. Espero retribuir essa confiança da diretoria e da torcida levando o Paraná à primeira divisão”, disparou o jogador.

Apesar da campanha limitada do Tricolor neste ano, Toscano considerou 2009 como uma temporada excelente para ele. “Voltei a jogar no ataque, fiz gols, me identifiquei com o clube. E, além disso, minha esposa (Sheila) está grávida”, lembrou o atacante, que comemorou a maioria de seus dez gols carregando a bola sob a camisa, em homenagem ao filho Heyser, que nascerá no início de maio.

Por tudo isso, Toscano confessou ter ficado extremamente feliz quando soube que o Paraná estava adquirindo seus direitos federativos. “Isso valoriza o trabalho que realizei nessa temporada. E que será muito melhor em 2010. Tenho certeza disso. Sou um jogador que me entrego com todas as forças ao clube”, comentou Toscano.

“Será uma temporada de muita responsabilidade, para mim e os outros que vão vestir essa camisa. O Paraná é muito grande e é um desafio buscar esse acesso à Série A. 2010 será o ano do Paraná Clube”, prometeu o “novo” camisa 9 do azul, vermelho e branco.