Argentina recebe o brasileiro de Stock Car

É hora da retribuição dos nossos hermanos. Acontece às 11h, em Buenos Aires, a décima etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car na sua categoria V8, a mais importante do país.

É a contrapartida à ?gentileza? de Curitiba, que sediou em agosto uma etapa da TC 2000, a competição argentina de marcas. Mas para os dez pilotos que disputam o playoff da temporada, a prova do final de semana é decisiva – depois desta, só acontecerão mais duas etapas. E todos estão atrás de Cacá Bueno e Giuliano Losacco, que dividem a liderança.

Após a ?realocação? dos pilotos, que receberam pontuação diferenciada, aconteceu a corrida de Tarumã, vencida por Losacco, que chegou à ponta com 237 pontos, o mesmo que Cacá. A aproximação faz com que não só o co-líder, como também os outros pilotos que disputam o playoff sonhem com a liderança e com o título. Isto porque a diferença ficou menor, dando condições aos dez participantes do playoff.

Losacco está confiante, muito pelo fato de que seu carro se adapta bem aos traçados mais velozes, como o do Autódromo Oscar Galvez. ?Ganhamos a corrida do ano passado e temos um ótimo acerto para o circuito. É inegável que só podemos estar confiantes em conquistar mais um bom resultado na Argentina?, confessou o atual bicampeão da categoria. A Stock utilizará o mesmo traçado de 2005, com pouco mais de 2.600 metros de comprimento e apenas três curvas. A média de velocidade é a mais alta do campeonato.

Para quem está mais atrás, a chance de Buenos Aires é também uma cartada fundamental. Alceu Feldmann, oitavo colocado na classificação, chegou a ser o segundo durante a prova do ano passado, mas acabou abandonando. Por isso, ele também acredita em uma boa prova. ?Já temos entrosamento e um bom acerto para essa pista. Acredito que estamos em melhores condições e vamos lutar por vitórias nas três últimas corridas?, avisou o piloto, que defende o estado do Paraná na V8. Outro ?local?, Rodrigo Sperafico, o quarto no campeonato, quer chegar ao menos no pódio na corrida de domingo. ?Daqui para frente toda corrida será uma decisão e temos que brigar pela vitória para lutarmos pelo título?, afirmou.

Dois pilotos que estão ?em alta? nesta reta final de campeonato reconhecem que a etapa argentina é decisiva. ?Vamos com tudo para Buenos Aires. Já mostramos que estamos em boa forma nessa reta final do campeonato e a nossa meta é terminar a prova com uma diferença menor em relação ao líder?, disse Felipe Maluhy, que está empatado com Sperafico com 218 pontos. ?Vou dar tudo de mim para tirar pontos dos líderes do campeonato. Tenho certeza que a minha equipe vai me dar um bom carro, para que eu possa largar na frente?, finalizou Thiago Camilo, o terceiro na classificação.

Maluhy surpreende e é o pole

O paulista Felipe Maluhy será o pole position da prova de hoje em Buenos Aires. Ele surpreendeu os favoritos Giuliano Losacco e Ingo Hoffmann e deu um passo importante para a prova decisiva das 11h. Outro que esteve bem nos treinos de ontem foi o paranaense Rodrigo Sperafico, que será o segundo no grid de largada – posição que aumenta suas chances de terminar a etapa entre os três primeiros. Na briga pela ponta, vantagem de Giuliano Losacco sobre Cacá Bueno.

Maluhy foi o primeiro de um treino que mostrou a superioridade dos participantes do playoff. Dos dez que estão na decisão do título da Stock Car V8, seis foram para a superclassificação – além de Maluhy, Sperafico (2.º), Losacco (3.º), Cacá (6.º), Thiago Camilo (7.º) e Ricardo Maurício (9.º). Com o equilíbrio entre os primeiros colocados, ficou mais complicado para os outros que disputam o campeonato – Antônio Jorge Neto (13.º), Hoover Orsi (17.º), Alceu Feldmann (26.º) e Guto Negrão (27.º).

Pneus, motivo de ?batalha? entre equipes

A prova de hoje em Buenos Aires também marca o final de uma queda de braço entre algumas equipes, a organização da Stock Car e a Confederação Brasileira de Automobilismo. Depois de muitas reclamações, a CBA autorizou a liberação de três jogos de pneus para cada carro. A versão oficial é a de ?com o objetivo de aumentar a segurança dos pilotos, tendo em vista que o desgaste dos compostos na corrida anterior, em Tarumã, foi considerado acima da média?. Mas a pressão e a ameaça de entrada na Justiça Desportiva foram decisivas para a tomada de posição da confederação.

Após a etapa no Rio Grande do Sul, houve uma gritaria quase generalizada. Ingo Hoffmann reclamou muito, pois assumiu a liderança e, perto do final da prova, teve problemas com pneus. Vinte e nove carros tiveram o rendimento afetado por causa dos compostos. A equipe Katalogo Racing ameaçou entrar na Justiça por causa de suposto privilégio a algumas equipes – e que tal situação começara antes mesmo do playoff. Antes que a briga ficasse mais ?visível?, a CBA agiu para evitar maiores problemas. ?O grande desafio da Stock Car é exatamente este: extrair o máximo de performance com o menor desgaste possível dos pneus?, lembrou Giuliano Losacco.

Voltar ao topo