André Ramos alcança índice para o mundial

O mineiro André Luiz Ramos, de 35 anos, ficou com a quinta colocação na Maratona de Tóquio, domingo, e garantiu uma vaga no campeonato mundial de Helsinque, em agosto. Ramos terminou a prova com o tempo de 2h15min37seg, correndo abaixo do tempo de 2h18min, o índice classificatório estabelecido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

São Paulo (ZDL) – Apontado pelo técnico Ricardo D?Ângelo como o destaque do atletismo japonês, Toshinari Takaoka foi o vencedor na capital do país, cravando 2h07min41seg. Campeão da edição 2003, Zebedayo Bayo, da Tanzânia, foi o segundo colocado, com 2h10min51seg. O bielo-russo Uladzimir Tsiamchyk (2h14min24) e o japonês Tadayuki Tsutsumi (2h14min37) também chegaram à frente do brasileiro.

"Sei que posso correr mais rápido que 2h15min, mas estou contente com o resultado. Ficar em quinto lugar nesta prova é muito difícil. Estava muito frio, principalmente na primeira parte do percurso em que o vento estava contra. Eu me senti bem em toda a maratona e em nenhum momento me preocupei com a lesão que senti no ano passado", disse o maratonista.

O treinador D?Ângelo também aprovou o resultado, destacando a estratégia do atleta, que ainda se adapta à equipe. "O André fez uma corrida taticamente correta. Com a tentativa do japonês Takaoka correr abaixo de 2h07min, muitos atletas que se aventuraram em ir com ele, ficaram pelo caminho. Mas nosso atleta, inteligentemente, se manteve em um ritmo mais constante e superou vários adversários na parte final da prova. Fiquei contente por sua performance, embora saiba que seu potencial é para correr muito mais rápido que 2h15min", disse o técnico.

A temperatura sempre esteve entre 7ºC e 8ºC com umidade relativa do ar em 40%. Segundo o técnico, o vento foi o que mais prejudicou a performance de André.

Essa foi a primeira prova do ano para o maratonista mineiro, que também realizou sua estréia na equipe Pão de Açúcar/Clube de Atletismo BM&F. "Estou começando um novo trabalho na equipe, que está me apoiando para que eu possa desenvolver meu trabalho com tranqüilidade. Neste domingo fiz o que poderia fazer. O importante é que estou na briga pela equipe do mundial. Agora vou descansar um pouco e retornar aos treinos para o Troféu Brasil, e se tudo der certo para o mundial também", disse Ramos, que é dono do segundo melhor tempo da maratona brasileira, com 2h08min26seg, sendo superado apenas por Ronaldo da Costa e sua marca de 2h06min05seg.

A preparação de Ramos para Tóquio foi realizada na altitude de Paipa, na Colômbia, em conjunto com outros atletas Pão de Açúcar / BM&F, como o medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima. Para o Japão, por sinal, está marcado o retorno de Vanderlei à maratona. Ele e Marílson Gomes dos Santos disputarão a Maratona de Lake Biwa no dia 6 de março.

Voltar ao topo