Ameaçada pelo tapetão, Stock V8 chega ao final

Foto: Carsten Horst / Divulgação
Felipe Maluhy, que vem subindo
na classificação, é um dos mais motivados entre os pilotos que lutam pelo título da Stock Car.

São Paulo (AE) – A Stock Car encerra hoje o seu melhor campeonato dos últimos anos com seis pilotos em busca do título e a possibilidade de a disputa ir para os tribunais, por conta de um regulamento mal redigido.

Após 11 etapas, Cacá Bueno, Hoover Orsi, Giuliano Losacco, Felipe Maluhy, Tiago Camilo e Antonio Jorge Neto entram na pista de Interlagos com chances de ser campeão. A corrida começa às 11h.

Para a eletrizante luta pela taça até a corrida final contribuiu a adoção do sistema de playoff – pelo qual, apenas os 10 mais bem colocados após as oito etapas iniciais permaneceram na briga A perspectiva de briga no tapetão fica por conta de um regulamento mal redigido, cujo texto definiu o playoff como uma ?disputa à parte?.

Estava armada a confusão. Para a CBA, caso dois ou mais pilotos terminem o campeonato empatados por pontos, os resultados de todas as etapas serão utilizados como critério de desempate, o que favoreceria Cacá -caso ele seja um desses pilotos -, porque ele venceu quatro provas na primeira fase da disputa. No entanto vários chefes de equipes e pilotos entendem que só valem os resultados do playoff, a ?disputa à parte?. Assim, se Cacá (que anunciou que vai disputar a TC 2000 argentina no ano que vem) empatar com alguém em primeiro lugar e for declarado campeão, o piloto preterido certamente irá recorrer aos tribunais esportivos ou até à Justiça comum.

Há 14 possibilidades de empate em pontos entre dois ou mais pilotos. No entanto, Cacá Bueno, que se sente injustiçado por ter sido punido na penúltima etapa, no Rio, por atitude antidesportiva contra Giuliano Losacco – teve o recurso rejeitado no tribunal, perdeu 7 pontos no total e promete recorrer -, garante não vai haver empate algum. ?Os meus adversários não terão moleza?, garante o piloto da Eurofarma RC, nascido em São Paulo mas que se considera carioca por ter ido bem cedo para o Rio. ?Tenho que largar bem e chegar na frente do Hoover e do Losacco, não vai ser fácil. Mas nada na Stock Car é fácil?, diz Cacá, vice-campeão nas três últimas temporadas e, portanto, sob pressão.

Hoover Orsi, por sua vez, chega tranqüilo à sua primeira decisão na categoria. ?Estou tratando essa corrida como outra qualquer. Não estou me sentindo nem um pouco mais nervoso e nem mais pressionado?, garantiu o sul-mato-grossense da Amir Nasr, que não enfrentou um só problema mecânico no seu carro durante a temporada.

Tranqüilo também está o bicampeão Giuliano Losacco, da A. Mattheis/Medley, único dos postulantes ao título a vencer corrida no playoff. ?Ser campeão três vezes seguidas é difícil, mas já que estamos na luta, vamos tentar?. Felipe Maluhy, da Terra-Avallone, disputa sua segunda temporada completa na Stock e, mesmo tendo de obter um bom resultado e ?secar os concorrentes??, está otimista. ?Estou mais preparado do que nunca. O carro está muito bom e farei o máximo para vencer?.

Já Tiago Camilo e Antonio Jorge Neto preferem não criar expectativas. ?Tenho que vencer em Interlagos se quiser pensar no título. E é isso que vou fazer: partir com tudo para ganhar, e depois fazer cálculos?, decidiu Camilo, da Vogel, que em Interlagos venceu pela primeira vez na Stock. ?Tenho chances matemáticas de ser campeão, mas não penso nisso. Vou correr com a mesma garra de sempre e para lutar pela vitória?, disse Neto, companheiro do líder Cacá.

Voltar ao topo