Alceu Feldmann animado com retrospecto em Curitiba na Stock Car

Correr em casa é sempre uma vantagem, pois o apoio da torcida, dos amigos e dos familiares ajuda e entusiasma. Mas a pressão é ainda maior e a busca descontrolada por um bom resultado pode atrapalhar. Por isso, o paranaense Alceu Feldmann entra na pista de Curitiba neste fim de semana, durante a terceira etapa da Stock Car, tentando um equilíbrio entre os dois pontos de vista.

Além de andar sempre bem na pista paranaense, Feldmann obteve um de seus dois melhores resultados do ano passado em Curitiba, quando terminou a prova na quinta posição – resultado que também obteve na prova final de 2007, em São Paulo. Décimo colocado no campeonato, ele tenta melhorar sua posição na corrida deste domingo, já pensando em voltar ao playoff, a exemplo de 2006, quando foi o sétimo melhor piloto da temporada.

O integrante da Boettger Competições está passando por uma maratona de provas, que começou há duas semanas, na prova de Brasília da Stock Car. Na semana passada disputou a etapa de São Paulo do Brasil GT3 Championship. ?É cansativo, mas ao mesmo tempo me mantenho em atividade. Como na Stock os treinos particulares são proibidos, disputar outras categorias e ter corrida todo fim de semana é bom?, avalia.

Anel externo

Além de buscar o acerto ideal do carro para o anel externo do circuito de Curitiba, o paranaense vai conversar muito com a equipe a respeito da estratégia de pit stop. ?Nas duas corridas disputadas até aqui a parada nos boxes definiu o resultado. Por isso, precisamos estudar a melhor estratégia para não perdermos posições durante a abertura dos boxes?, destaca Feldmann.

E alguns pilotos consideram monótono o anel externo do AIC. Mas Antonio Pizzonia e Thiago Marques estão entre os defensores desta prova, apontando duas vantagens da pista: ela favorece ultrapassagens e disputas mais intensas e também tem o ponto de maior velocidade da temporada, com os carros chegando a 260 km/h no final da reta oposta.

?Muitos pilotos não gostam do anel externo, mas acho fundamental a Stock Car correr pelo menos uma vez por ano nesta pista. É bem emocionante?, explica Thiago Marques. ?Sou a favor de qualquer traçado que torne uma prova mais atrativa para o público?, diz Pizzonia.

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