Albino Turbay terá agora um pente-fino

Depois de Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Federação Paranaense de Futebol (FPF) se manifestarem, ontem o Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná) emitiu nota sobre o desabamento de parte das arquibancadas tubulares do estádio Albino Turbay, em Cianorte, durante a partida entre Cianorte 2 a 1 Galo Maringá, na quarta-feira. A entidade já abriu processo para averiguar se houve responsabilidade dos técnicos que coordenaram a obra.

Depois do segundo gol do Cianorte, uma parte do espaço reservado para as torcidas cedeu, ferindo 28 torcedores. Na tarde de quinta-feira, a FPF interditou apenas as arquibancadas tubulares, recebendo de volta a promessa da diretoria do Leão do Vale do Ivaí que elas seriam desmontadas. Mas foi do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), a ação mais firme e rápida no caso. O TJD, através do seu presidente, Bôrtolo Escorsin, determinou a interdição total do estádio do Cianorte, apoiado em artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Antes disso, entretanto, a Polícia Civil abriu inquérito para encontrar os responsáveis pelo acidente.

Ontem, emissários do Crea estiveram no Albino Turbay para avaliar a estrutura e as possíveis falhas na montagem da estrutura metálica. Também foram analisados os documentos relacionados à obra, como a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), relatório de fiscalização e projeto da obra. Os boletins da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros são outros elementos importantes para a entidade.

O processo está sendo coordenado pelo gerente da Regional de Maringá do Crea, engenheiro civil Rui Silveira Júnior. Depois de pronto, o relatório vai para análise da Câmara Especializada de Engenharia Civil.

Polícia

Para a manhã de hoje está prevista a primeira avaliação do estádio por peritos da Polícia Civil. Eles analisarão o terreno e a estrutura das arquibancadas tubulares. Durante a semana, estão previstos os primeiros depoimentos, começando pelos feridos. O Corpo de Bombeiros quer que a Prefeitura de Cianorte dite regras mais rígidas para a instalação de estruturas móveis.

Vistoria 2

A FPF divulgou nota onde o presidente da Comissão de Vistoria da entidade, Cirus Itiberê da Cunha, confirmou que o Albino Turbay passará por nova vistoria na terça-feira, às 15 horas. Será uma vistoria completa, semelhante à realizada em novembro, contando com representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Vigilância Sanitária.

Com os novos dados em mãos, Itiberê passará o resultado para o TJD, que caso comprove irregularidades pode passar o caso para a procuradoria do tribunal. Caso punido, o Cianorte pode pagar uma multa de R$ 5 mil a R$ 50 mil.

O Estádio Albino Turbay segue interditado por tempo indeterminado.

Voltar ao topo