Após exoneração

MPT pede que prefeitura devolva valores a servidores coagidos para doação em campanha de Pimentel

Foto: Reprodução/Instagram Eduardo Pimentel.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) recomendou que a prefeitura de Curitiba comprove a devolução ou não desconto dos valores cobrados de servidores públicos, como forma de doação eleitoral, supostamente coagidos pela compra de convites de um jantar partidário em apoio ao vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD), candidato a prefeito nas eleições de 2024. O MPT ainda abre a possibilidade de retratação ou retificação espontânea para cumprimento da recomendação no prazo de 48 horas após a notificação.

A suspeita de coação de servidores da prefeitura de Curitiba levou à exoneração do superintendente de Tecnologia da Informação, Antonio Carlos Pires Rebello, nesta terça-feira (1º) , denunciado pela venda dos ingressos nos valores de R$ 3 mil, como forma de doação eleitoral para o candidato.

Segundo o MPT, a recomendação é a primeira resposta à denúncia recebida de “suposta ocorrência de assédio eleitoral”. “O Município de Curitiba deverá, em até 24h, dar ampla e geral publicidade acerca da ilegalidade das condutas de assédio eleitoral”, reforça o MPT

No áudio, o superintendente afirma que “vai ter um jantar” e diz que “todo mundo que pode colaborar vai precisar fazer”, o que de acordo com o servidor denunciante, seria uma referência à compra de convites. “Não é pouco, não é baixo, mas já veio determinado como vai ser. É um convite de R$ 3 mil”, completa Rebello, que ainda alerta que o pix não pode ser feito diretamente pelo servidor, mas por “uma outra pessoa, a esposa”.   

Em nota, a prefeitura também informou que o procedimento interno foi aberto para apurar a denúncia após o vazamento de áudios com os pedidos do superintendente. “A Prefeitura de Curitiba repudia toda e qualquer atitude que possa configurar ameaça ou constrangimento a servidores públicos no exercício de suas funções. O prefeito Rafael Greca decidiu exonerar o superintendente de Tecnologia da Informação, Antonio Carlos Pires Rebello. De todo modo, os fatos serão apurados com o rigor necessário, respeitando o devido processo legal”, afirma a nota.

Procurada pela Gazeta do Povo, a coligação “Curitiba Amor e Inovação” respondeu, em nota, que “trata-se de uma situação isolada e que o servidor agiu com base em seu julgamento pessoal, sem nenhum direcionamento da campanha” e que o evento foi promovido pelo PSD Estadual e não pelo candidato.

A coligação também argumenta que trabalha com os recursos do Fundo Eleitoral e com captação de recursos de pessoas físicas, conforme a legislação.

Bar em bairro de Curitiba bomba e coloca região na rota dos botecos!
Caçador de Boteco!

Bar em bairro de Curitiba bomba e coloca região na rota dos botecos!

Que tal esse visual? Praia famosa do Paraná terá cara nova!
Orla de patrão!

Que tal esse visual? Praia famosa do Paraná terá cara nova!

Bairro nobre de Curitiba terá novo shopping com lojas confirmadas!
Descubra!

Bairro nobre de Curitiba terá novo shopping com lojas confirmadas!

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna