Eleições 2024

Goura pode ser vice de Ducci em disputa pela prefeitura de Curitiba

Foto: reprodução / rede social.

O atual pré-candidato à prefeitura de Curitiba, o deputado estadual Goura Nataraj (PDT) pode ser o vice de Luciano Ducci (PSB) em uma eventual chapa pelo Executivo da capital. Os dois já dialogam sobre a possibilidade. Goura ainda deve discutir a possibilidade com a Executiva Nacional do partido.

Recentemente, Ducci recebeu o apoio do PT na capital paranaense. O partido priorizou o ex-prefeito ao invés de possíveis candidaturas da própria sigla, como Zeca Dirceu e Carol Dartora.

Em abril, a Tribuna fez um levantamento das pré-candidaturas à capital paranaense. No entanto, o cenário mudou em menos de dois meses. Além do posicionamento do Partido dos Trabalhadores, o ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, e o ex-deputado federal Paulo Martins desistiram da disputa.

As convenções partidárias acontecem de 20 de julho a 05 de agosto. A partir delas, os partidos e coligações têm até às 19h do dia 15 de agosto para apresentar os políticos escolhidos para o registro na Justiça Eleitoral. Até o momento, Curitiba tem nove pré-candidatos, confira a lista atualizada:

Beto Richa (PSDB):

Filho do ex-governador José Richa, Beto Richa nasceu em 1965, em Londrina. Foi eleito prefeito de Curitiba em 2005. Foi reeleito para o segundo mandato como prefeito, mas saiu em 2010 para disputar o cargo de governador do Paraná. Ganhou como governador do estado e permaneceu no cargo até 2018. Atualmente, Richa é deputado federal.

Cristina Graeml (PMB):

Ingressando na política pela primeira vez, Cristina Graeml é pré-candidata à prefeitura de Curitiba pelo partido Por Mais Brasil (PMB). Nascida em Curitiba, é jornalista e atua como colunista e comentarista do jornal Gazeta do Povo de Curitiba e Rádio Auri Verde Bauru.

Eduardo Pimentel (PSD):

Atual vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel é a aposta do Partido Social Democrático (PSD). Nascido na capital paranaense em 1984, Pimentel atua como vice-prefeito da cidade desde 2017, quando Rafael Greca assumiu o cargo de prefeito. O político também é Secretário de Estado das Cidades do Paraná.

Goura Nataraj (PDT):

Deputado estadual e presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT) Paraná, Goura já concorreu como candidato à prefeitura de Curitiba em 2020. Na ocasião, recebeu 110.977 votos e ficou em 2º lugar na disputa. Foi eleito vereador de Curitiba em 2016. Mestre em filosofia e professor de yoga, Goura nasceu em Curitiba em 1979.

Luciano Ducci (PSB):

Lançado como pré-candidato pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Luciano Ducci já foi prefeito de Curitiba entre os anos de 2010 e 2012, após dar continuidade ao mandato de Beto Richa. Nascido em Curitiba em 1955, Ducci é deputado federal e presidente do PSB do Paraná.

Luizão Goulart (Solidariedade):

Natural de Jandaia do Sul, no Paraná, Luizão Goulart nasceu em 1962 e é formado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Já firmou carreira política na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Foi prefeito de Pinhais entre 2009 e 2017. Também já foi eleito deputado federal pelo Paraná entre 2019 e 2023.

Maria Victoria (Progressistas):

Nascida em 1992, em Maringá, Maria Victoria é deputada estadual. Iniciou em 2023 o terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e foi eleita para compor a Mesa Diretora na função de segunda secretária.

Em 2016, Maria Victoria disputou a eleição para a Prefeitura de Curitiba pela primeira vez e conquistou cerca de 52 mil votos. Pós-graduada em Gestão Pública, é filha da ex-governadora do Paraná Cida Borghetti e do deputado federal e ex-ministro da Saúde Ricardo Barros.

Ney Leprevost (União Brasil):

Ney Leprevost nasceu em 1973, em Curitiba. Aos 22 anos foi eleito o mais jovem vereador da capital paranaense. Em 2018 foi eleito deputado federal. Entretanto, foi convidado pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, para assumir a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. Em 2022 foi eleito deputado estadual novamente.

Requião (Mobiliza):

Prefeito de Curitiba de 1986 a 1988 e governador do Paraná durante três mandatos, Roberto Requião lançou recentemente a pré-candidatura a prefeito da capital paranaense. O político nasceu em 1941, em Curitiba. Com extensa bagagem na política, Requião também acumula dois mandatos como senador pelo Paraná: de 1995 a 2003 e de 2011 a 2019.

Confira as 200 escolas que podem ser terceirizadas no Paraná
Projeto Parceiro da Escola

Confira as 200 escolas que podem ser terceirizadas no Paraná

Gigante do leite no Paraná faz investimento milionário
Nova fábrica

Gigante do leite no Paraná faz investimento milionário

Governo do Paraná pede a prisão da presidente do sindicato dos professores
Impasse

Governo do Paraná pede a prisão da presidente do sindicato dos professores

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.