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Curitiba

Na emergência, chamo o Samu ou o Siate? Qual a melhor forma de acionar as ambulâncias?

Curitiba tem 26 ambulâncias do Samu, que realizam 390 atendimentos diários. Foto: Giuliano Gomes
Tribuna do Paraná
Escrito por Tribuna do Paraná

Após a polêmica do último final de semana, a Tribuna se perguntou: Afinal, qual seria o procedimento correto, ou a melhor forma de conseguir um atendimento adequado ao entrar em contato com o Samu?

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Com o auxilio da Prefeitura de Curitiba, vamos explicar como conseguir o melhor atendimento em casos como o que gerou toda a confusão.

Todas as ligações feitas para o Samu no número 192 são atendidas por atendentes que fazem o acolhimento das chamadas, descartando todas aquelas que são trotes ou engano. Essas situações não geram ocorrências. Ao atender ao telefone, algumas perguntas básicas são feitas pelos atendentes:

Qual a situação de emergência?

O Samu atende prioritariamente situações de urgência e emergência clínicas, como dores no peito repentinas (que podem ser sintomas de problemas no coração); queimaduras graves, intoxicação, crises hipertensivas, choque elétrico, afogamento, desmaios e crises de convulsão.

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Quantas vítimas estão envolvidas na situação?

É importante saber se há mais de uma pessoa envolvida para saber quantas ambulâncias serão necessárias caso se confirme a necessidade de deslocamento das unidades móveis de urgência.

Qual a faixa etária das vítimas?

É importante saber, por exemplo, se existem crianças ou bebês envolvidos. Nestes casos uma ambulância especial para este tipo de atendimento pode ser acionada. Se o solicitante não souber a idade correta, é importante posicionar o atendente se é criança, adolescente, adulto ou idoso. Se for possível dar a idade aproximada, melhor.

Foto: Giuliano Gomes/Tribuna do Paraná

Foto: Giuliano Gomes/Tribuna do Paraná

Qual o local em que a vítima se encontra?

É fundamental para um atendimento mais rápido informar com o máximo de precisão o local onde está a vítima. Nome da rua completo, número e suas transversais, e um ponto de referência se possível. Também é bom informar se a vítima está dentro ou fora do imóvel ou estabelecimento. Essas informações ajudam no deslocamento da ambulância.

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E aí?

Respondidas essas questões, a ligação é transferida com essas informações registradas para a segunda etapa de atendimento, feita pelo médico regulador. Com o especialista em linha, a ocorrência pode ter vários encaminhamentos conforme a gravidade da situação, que vai desde orientações básicas até o envio da ambulância.

Atualmente, o Samu atende em Curitiba cerca de mil ligações diárias. Destas, cerca de 800 se tornam ocorrências e destas, cerca de 400 resultam em envio de ambulâncias. As outras 400 têm outras formas de resolução, como as orientações do médico regulador.

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As ligações que indicam caso de emergência são priorizadas pelos médicos reguladores. Eles despacham a ambulância até o local do atendimento e acompanham a situação pelo telefone. Ao mesmo tempo, buscam na rede de hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) qual é a unidade especializada no tipo da ocorrência relatada, qual está mais próxima do paciente e com capacidade de atendimento naquele momento.

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5 Comentários em "Na emergência, chamo o Samu ou o Siate? Qual a melhor forma de acionar as ambulâncias?"


Julio Cesar
Julio Cesar
11 dias 17 horas atrás

Quando precisei do Siate eles chegarem em 15 minutos, na vez do Samu foi uma hora e meia.

Pabllo Vittar
Pabllo Vittar
13 dias 11 horas atrás

Só não esqueça caso estiver desmaiado (a) de acordar antes e perguntar se realmente quer atendimento…

Carlos Gomes
Carlos Gomes
12 dias 23 horas atrás

Negocio é acabar com esse mimimi, os atendimentos com algumas indagações continuarão a ser feitas, falta veículos e pessoal, nunca irão mandar uma equipe de pronto à toda ligação sem restrição, se ir em muitas dessas q a pessoa nem quer atendimento, muitos atendimentos que precisariam realmente da equipe não terão atendimento.

Alvaro Barbarini
Alvaro Barbarini
15 dias 4 horas atrás

Situação difícil. A Diante é para atendimento de acidentes. Resta o SAMU. Se depender, morre. Sempre falo: o ilustre alcaide devia usar o serviço público de Saúde. Assim sentiria na pele a dor de muitos cidadãos. Mas, não pode anunciar o que vai fazer. Bota um disfarce e verifique a situação.

jefferson alfini
jefferson alfini
15 dias 7 horas atrás

vale saber que a ideologia de muitos são que o serviço é gratuito e que estão lidando com povo ignorante, mas pelo contrario, se alguem liga é por que vê a necessidade de um atendimento e este deve-se levar a sério, ser cautelosos com as perguntas e tratar tanto a vitima quanto o mediador com respeito, afinal o serviço é pago sim, e não é pouco; vamos tirar essa ideologia de que todos os serviços publicos são gratuitos, parar de tratar o povo como numeros incomodos…

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