enkontra.com
Fechar busca

Publicidade

Curitiba

Novo parque na região de Curitiba é opção de pesca e lazer para as famílias

Parque das Águas, em Pinhais, é opção de lazer para essas férias. Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná
Giselle Ulbrich
Escrito por Giselle Ulbrich

Cansado de passear no Parque Barigui, Tingui, Tanguá ou São Lourenço? Então para este verão a grande Curitiba tem uma nova opção de lazer para as famílias. É o Parque das Águas, que fica no município de Pinhais, na região metropolitana. Lá também tem pistas de caminhada, ciclovia, playgrounds, aparelhos de ginástica, bancos, pontes e mirantes à beira de vários lagos.

O diferente é que, além da bela vista para a Serra do Mar onde se vê o Marumbi e o Pico Paraná, também é possível pescar. Nesta região leste de Curitiba e região metropolitana, até então não havia nenhum grande local de lazer como este.

+Caçadores! Taróloga prevê nas cartas o que 2019 nos reserva! Veja o que saiu para Bolsonaro, Ratinho Jr, Beto Richa…

E é justo essa possibilidade que atraiu a promotora de eventos Chandall Kalckmann, 45 anos, e o marido a conhecerem o parque ontem. Eles moram bem perto do Barigui. Mas como gostam muito de pescaria, foram conhecer o Parque das Águas, que foi inaugurado no final de novembro. “O peixe até nem é tão importante. É mais pela terapia, de ficar ali sem pensar em nada, descansando. Se for só pra caminhar, vamos no Barigui mesmo. Mas pra gente que gosta de pescar, vale muito a pena vir aqui”, disse ela, que garante que, se pegar um bom peixe, ele irá para a panela.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Chandall e o marido consideraram a estrutura boa, com banheiros e bebedouros limpos e organizados. Também conversaram com um guarda-vidas, que explicou que está lá porque, apesar de ser proibido o banho nos lagos, sabe-se que sempre haverá um teimoso tentando pular na água. A promotora só lamentou que não há muitos locais onde se abrigar do sol ou onde comprar comidas e bebidas. “Não sei se é porque hoje é dia de semana, mas não vimos nenhum ambulante, lanchonete ou food trucks”, disse ela.

+Caçadores! Abandono de animais é crime e pode render multa no valor de um apartamento!

Quem também aprovou a possibilidade de poder pescar foi o operador de produção Sanderson Carlos, 24 anos, que já pescava lá antes das obras. “Mas agora dá pra trazer a família junto. Antes pra sair em família tinha só o Bosque de Pinhais, que fica lá perto do autódromo. Mas é bem pequeno, não tem lago”, disse Sanderson.

Morador do bairro Maria Antonieta, em Pinhais (muito perto do parque), o operador de produção diz que sempre pega muitos lambaris, o que dá uma boa fritada no jantar. Mas sugeriu que a prefeitura coloque mais peixes, principalmente tilápias e carpas nos lagos, pois acredita que tem pouco peixe.

Só falta sombra

Família foi ao parque aproveitar o bom tempo, mas foi precavida, pois faltam sombras no local. Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

Família foi ao parque aproveitar o bom tempo, mas foi precavida, pois faltam sombras no local. Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

O líder de almoxarifado Wilson Braga, 49 anos, também gostou do local. Ele é morador do Barreirinha, em Curitiba, e depois de ver as notícias da inauguração, ficou curioso para conhecer e foi ontem até o Parque das Águas junto com a esposa e os dois filhos, de 10 e 19 anos. Apesar de bonito e espaçoso, eles lamentaram a falta de sombras e quiosques de bebidas e comidas. “Vimos outras pessoas chegando, mas dá meia hora, 40 minutos e vão embora, porque não tem muitas árvores pra se abrigar do sol. O povo não aguenta o calor. Os parquinhos são bonitos, mas os pais ficam escaldando sentados nos bancos, cuidando dos filhos. Encontramos essa tenda aqui e ficamos embaixo dela. Mas são poucas, só vimos umas três ou quatro. Queríamos tomar uma água, um sorvete, mas não tinha onde comprar. O local é bonito, mas ainda falta um pouco de estrutura”, lamentou Wilson, que ficou 40 minutos e foi embora fugindo do calorão.

+Caçadores! Pirata desertor se escondeu em Curitiba para escapar da morte e deixou um mapa do tesouro!

Entretenimento

O Parque das Águas, que tem entrada livre, abre das 6h às 21h e fica ao lado da Rodovia João Leopoldo Jacomel, no ponto onde começa a Estrada Ecológica. Além do estacionamento para 200 carros, o parque tem um milhão de metros quadrados, ou seja, quase do tamanho do Barigui (1,4 milhão de metros quadrados). A pista de caminhada tem mais de 2,5 quilômetros e o local ainda tem pontes, bancos, pergolados, mirante, pequenas praças, bicicletário e academia ao ar livre. Apesar dos turistas ontem não terem visto vendas de bebida e comida, a prefeitura de Pinhais garante que há praça de alimentação externa com food trucks e ambulantes na área interna.

Nos lagos, agora só se pode pescar de varinha. Apesar de Sanderson dizer que só pega lambaris, a prefeitura afirma que nas águas também há bagres, traíras, tilápias, carpas e morenitas.

Leia mais! Celebridades batem cartão para comer doce de curitibano em São Paulo!

Problema antigo

O Parque das Águas trouxe a solução de um grande e antigo problema de segurança pública. Antes, o local abrigava apenas cavas, onde ocorriam muitos afogamentos nas épocas de calor e homicídios à noite, pois era um local escuro, aberto e desabitado.

O desenho dos lagos foi mantido e apenas as margens foram limpas e urbanizadas. O parque tinha custo inicial de R$ 1,5 milhão, mas imprevistos no meio da obra quase dobraram o valor e a inauguração, programada inicialmente para março de 2018, só aconteceu em novembro.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias de hoje sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Solidariedade ajuda a reconstruir a Vila Corbélia, destruída por incêndio em Curitiba

Sobre o autor

Giselle Ulbrich

Giselle Ulbrich

Deixe um comentário

avatar

12 Comentários em "Novo parque na região de Curitiba é opção de pesca e lazer para as famílias"


CIC CIC
CIC CIC
9 dias 20 horas atrás

+ uma opção, maravilha.

johan smith
johan smith
20 dias 6 horas atrás

Deram o mesmo nome do parque de Piraquara. Que falta de invaginação

Cláudio
Cláudio
20 dias 5 horas atrás

É.
Tinha que “invaginar” melhor mesmo.
Eh eh.

Carlos Gomes
Carlos Gomes
20 dias 16 horas atrás

Que competência desses governos, a obra dobrou de valor e mesmo assim não conseguiram entregar no prazo.

Carlos Gomes
Carlos Gomes
20 dias 16 horas atrás

Bacana, quero conhecer apesar de ser bem longe de casa.

Pabllo Vittar
Pabllo Vittar
20 dias 17 horas atrás

Logo logo vira desova de presunto

fernando. fernando
fernando. fernando
20 dias 15 horas atrás

este local era desova…agora vai deixar de ser…

Lutador Antifacista
Lutador Antifacista
20 dias 17 horas atrás
O parque é público, é dever da população usufruir com educação, segurança e com respeito ao meio-ambiente. O parque é recém inaugurado e certamente tem alguns pontos a serem melhorados, então sugiro a população de Pinhais e redondezas em Curitiba que solicitem as melhorias junto a Prefeitura de Pinhais e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pinhais. A falta de sombra pode ser resolvida com o plantio de árvores pela SMMA, mas acredito que a Prefeitura de Pinhais deve possuir um Horto Municipal que fornece mudas nativas, então a própria população pode pegar mudas (que devem ser gratuitas) e podem… Leia mais »
Lasca Denovo
Lasca Denovo
20 dias 17 horas atrás

Parque sem bosque, sem árvores, nunca vi disso.

fernando. fernando
fernando. fernando
20 dias 15 horas atrás

então vai até lá, a reportagem não mostrou nem 20% do parque..

SIMPLES Mente
SIMPLES Mente
20 dias 18 horas atrás

Ótima opção. Estão sendo estudados novos parques naquela região de Pinhais/Piraquara, semelhantes a este. Será ótimo se implementarem.
Obs: Já existe a uns 3 anos outro Parque das Águas, que fica em Piraquara, muito bom também, só que menor…fica no centro da Cidade.

Mario Quisero
Mario Quisero
20 dias 18 horas atrás

boa opção de lazer assim que der vou lá conhecer e dar uma caminhada ou correr neste parque bonito;

wpDiscuz
(41) 9683-9504