Publicidade

Curitiba

A história de Lorenzo, o ‘Bebê de Fibra’, vira livro infantil ilustrado

Giselle Ulbrich
Escrito por Giselle Ulbrich

O pequeno Lorenzo, de 4 anos de idade, que já preencheu várias páginas da Tribuna com a sua história de superação, agora virou personagem de livro infantil: As Aventuras de Lorenzo – O Bebê de Fibra. Sua mãe, Letícia Fanini, escreveu em forma de contos toda a trajetória da família lutando contra a microcefalia, que fez a criança nascer com diversas más-formações nos órgãos respiratórios e auditivos, nos rins e no coração. 40% da venda do livro irá custear a manutenção do tratamento e UTI que ajudam o menino a viver.

+Caçadores! Leitor de 104 anos festeja o aniversário de 63 anos da Tribuna!

Mas engana-se quem pensa que o livro é um mero relato de tudo o que a família passou. Por ser infantil, Letícia dividiu a vida de Lorenzo em quatro temas: selva, praia, espaço, fundo do mar e montanha. Como os primeiros seis meses de vida de Lorenzo foram na UTI, essa parte da história se passa no fundo do mar, onde a mãe faz analogias. “A UTI é o fundo do mar, a incubadora é o submarino, a enfermeira é o polvo. E assim vamos contando a luta do Lorenzo através dessas analogias. A gente desenvolve a narrativa de forma lúdica e suave, já que é um livro infantil, mas que consegue passar todas as adversidades que passamos, nossa superação ao longo destes quatro anos”, relata Letícia.

+ Caçadores: Greca reconhece oficialmente que o Pirata Zulmiro viveu em Curitiba

Seguidora!

Ela conta que a ideia veio de uma seguidora de Lorenzo nas redes sociais, cujo irmão é dono de uma editora de livros. Ela se comoveu com a história do pequeno “bebê de fibra”, termo que foi originado na primeira matéria escrita pela Tribuna sobre a criança, e sugeriu ao irmão transformar aquilo em livro. “Eu achei incrível. Mas eu disse a ele que eu não tinha tempo, que eu não era escritora, não saberia fazer aquilo. Então combinamos que eu apenas escreveria tópicos e um redator transformaria em conto. Mas não é que eu me inspirei e escrevi sozinha”, contou a mãe do Lorenzo.

E o menino também participou da criação das ilustrações do livro. Letícia explica que o ilustrador desenhou o garoto (e ficou muito parecido), porém ele não se reconhecia na imagem porque o desenho no papel não tinha a traqueostomia e a gastrostomia que Lorenzo usa. “Foi uma exigência dele. Então tirei várias fotos da traqueo e da gastro e mandei pro ilustrador. Quando mostramos a nova imagem, o Lorenzo apontou pra foto, depois apontou para o próprio corpinho e disse: sou eu”, contou Letícia, emocionada.

+ Caçadores:Professor de 95 anos pega dois ônibus pra dar aulas de japonês de graça em Curitiba!

Pré-venda!

O livro de Lorenzo está em pré-venda pelo site da editora Atairu por R$ 50. Como Letícia não tem recursos para imprimi-lo, está na expectativa de vender 100 exemplares, para que consiga captar recursos e imprimir a primeira edição. Letícia está pedindo 30 dias para entregar o livro a quem comprar na fase de pré-venda. Ela também negociou com os Correios e conseguiu uma entrega econômica para todo o Brasil por R$ 12. 40% da renda das vendas custearão a manutenção da UTI residencial e dos medicamentos, alimentos especiais e equipamentos que Lorenzo precisa para viver.

+Caçadores!Mania do “puxadinho” pode render multa pesada e deixar quem você ama em risco!

“Lorenzo veio ao mundo para nos mostrar que nada é impossível quando se tem uma família nutrida à base de amor, dedicação e gratidão por cada simples conquista que alcançamos todos os dias. O livro é, sem dúvida, uma obra suave e empolgante, que fará com que nossas crianças divirtam-se e percebam o valor de cada pequeno momento de nossos dias.”, diz a descrição do livro, no site da editora.

Sobre o autor

Giselle Ulbrich

Giselle Ulbrich

(41) 9683-9504