Eu ganho, tu ganhas

Imagine que você está almoçando com seus colegas de trabalho numa lanchonete próxima da empresa que trabalha. A lanchonete está lotada e o serviço está lento. Você está preocupado com o horário porque tem uma reunião que irá começar em 20 minutos. O garçom trouxe todos os pedidos dos seus colegas, menos o seu, em que havia algumas mudanças devido à sua dieta vegetariana. Quando seu pedido finalmente chegou, nenhuma alteração havia sido feita.

Como você resolveria esta situação? Exigiria que refizessem seu sanduíche, mesmo sabendo que não teria muito tempo? Destrataria o garçom e sairia do restaurante sem pagar a conta? Ou você mesmo tiraria os itens a mais no seu sanduíche para comer mais rápido e chegar a tempo na reunião?

Na nossa vida, existem situações em que você ganha e o outro lado perde, ou o inverso, o que sempre desagrada a uma das pessoas envolvidas. O ideal é procurar encontrar uma maneira em que ambos ganhem ou percam menos, pois só assim haverá equilíbrio.

Veja algumas atitudes humanas e como se traduzem nas relações interpessoais:

Ganha/Ganha: É a melhor escolha para os dois, é a negociação assertiva, em que se busca uma solução que seja boa para ambas a partes.

Ganha/Perde: Baseado na competição estabelecida por pessoas que pensam somente nelas em que se quer vencer a qualquer preço.

Perde/Ganha: São atitudes típicas de pessoas que optam em perder por falta de coragem para se expressar e agir de acordo com seus sentimentos ou crenças assumindo papel de vitimização.

Perde/Perde: Quando dois indivíduos teimosos e egoístas se encontram com o desejo de prejudicar o outro, mesmo que isso represente um prejuízo para as duas.

Pensar Ganha/Ganha é a atitude assertiva que caracteriza pessoas que são líderes da própria vida e que buscam relacionamentos duradouros, baseados no bem comum. Agir sempre desta forma não é tarefa fácil e, sim, um desafio diário para todas as áreas da nossa vida.

O que se deseja é a resolução de uma situação ou problema baseado em dados e fatos, em que ambos têm que ganhar, por meio do diálogo com benefício mútuo. E agora, pensando nisso, como você resolveria a situação da lanchonete?