Conselhos de Gurdjieff aos trainees

Na semana passada, ministrei um treinamento sobre desenvolvimento de habilidades para liderança a engenheiros trainees de uma empresa de tecnologia. Durante esse treinamento, falamos sobre os papéis do líder e quais habilidades, atitudes e comportamentos podemos desenvolver com objetivo de criar legados e lideranças inspiradoras para as gerações futuras.

Pesquisando sobre materiais que eu poderia trabalhar, me deparei com a obra 83 Conselhos de Gurdjieff a Sua Filha. Gurdjieff, filósofo armênio nascido em 1872 atuou na Europa, Rússia e Afeganistão, ensinando autoconhecimento profundo a seus alunos.

No treinamento aos trainees, esses conselhos foram divididos em grupos para que fizessem a correlação entre o ambiente organizacional e o papel do líder. Abaixo, alguns dos mandamentos de Gurdjieff para você refletir . Esses conselhos podem ser incorporados numa unidade entre vida pessoal e profissional os quais continuam atuais até hoje.

Fixe sua atenção em você mesmo, seja consciente em cada instante do que você pensa, sente, deseja e faz. Faça o que estiver fazendo o melhor possível. Não se prenda a nada que com o tempo venha a te destruir. Arrume o que desarrumou. Aprenda a receber, agradeça cada dom. Pare de se autodefinir. Ajude o próximo sem torná-lo dependente.

Não deseje que te imitem. Faça planos de trabalho e cumpra-os. Não se deixe impressionar por personalidades fortes. Não emita juízos nem críticas quando desconhecer a maior parte dos fatos. Não se venda. Respeite os contratos que firmou. Seja pontual. Nunca faça ameaças. Realize suas promessas. Coloque-se no lugar do outro em uma discussão. Admita que alguém te supere.

Vença seus medos, cada um deles é um desejo camuflado. Ajude o outro a ajudar a si mesmo. Não reaja ao que digam de bom ou de mau sobre você. Não se vanglorie nem se insulte. Não dê ordens só pelo prazer de ser obedecido. Pague pelos serviços que te prestam. Não trate de despertar nos outros, em relação a você, emoções como piedade, admiração, simpatia e cumplicidade.

Não chame atenção por sua aparência. Se ofendeu alguém publicamente, se desculpe igualmente em público. Se você se dá conta de que se equivocou, não insista por orgulho no erro e desista imediatamente de seus propósitos. Aceite que nada é seu. Quando pedirem a sua opinião sobre alguém, fale somente de suas qualidades. E, se está meditando e um diabo se aproxima, bote-o a meditar também…