Rabanadas: uma paixão de Natal

Rabanadas

Quem me conhece mais de perto sabe do meu apreço pelas rabanadas. A despeito de os biscoitos em formatos natalinos e decorados com glace e açúcar colorido serem uma tradição familiar permeada de muita farra na hora do preparo, o meu doce favorito sempre foi aquela fatia de pão doce macio com uma casquinha envolta em açúcar e canela.

Rabanadas são sucesso no Natal. Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

Aliás, sempre me perguntava porque a rabanada, assim como o panetone, ganhava o protagonismo apenas nas festividades de final de ano. Uma tremenda injustiça!

Não à toa, no final de outubro, antes mesmo da efervescência natalina começar, fiz questão de provar, no Porto, a comentadíssima versão gourmet do restaurante Semea by Euskaduna, com uma casquinha de caramelo e servida com sorte de queijo da Serra da Estrela, uma das Denominações de Origem portuguesas.

rabanadas
Rabanada com sorvete de queijo da Serra da Estrela do Semea, no Porto. Foto: Gisele Rech

Em Curitiba, em especial, era cliente assídua da Saint Georges, que subverteu o modus operandi e ofertava as rabanadas diariamente. Aliás, fica a dica: é uma ótima receita para aproveitar aquele pão que não foi vendido na padaria, né?

Nos dias mais tensos, me presenteava com uma fatia dessa maravilha acompanhada por um espresso duplo, para equilibrar o dulçor da receita. No Brasil, uma das mais gostosas que já comi foram as do Restaurante Leite, o mais antigo do país, que fica em Recife, a capital pernambucana. A casa, de origem portuguesa, deu aquele toque de vinho do Porto, outra Denominação de Origem de Portugal, que deixa a receita de tirar o fôlego de tão boa.

A Daniela da Fonte, proprietária da casa, gentilmente, compartilhou a receita que é sucesso absoluto. Que tal você experimentar e dividir com os seus nesse Natal?

Rabanada do restaurante Leite

Ingredientes

1 pão de forma ou similar (vale usar pão amanhecido)
1 litro de leite
100 gramas de açúcar
3 ovos
1 litro de óleo
5 gotinhas de baunilha

Preparo

Corte o pão em fatias, com espessura 2 centímetros e tire as bordas ao redor; junte o leite e o açúcar e misture; mergulhe todas as fatias de pão pra ficar bem ensopadas; depois de mergulhar, junte os ovos e a baunilha no mesmo recipiente com o restinho do leite que sobrou – se ficar pouco leite acrescentar mais e misture até unir; com a mistura pronta, mergulhe os pães novamente, escorra o excesso e coloque para fritar em óleo bem quente até dourar bem as fatias, polvilhe açúcar e canela para finalizar; caso deseje, despeje um tantinho de vinho do Porto, para se sentir em pleno restaurante.

>>> Conheça o meu perfil no Instagram (@giselerech). Lá tem muito mais informações, fotos e vídeos sobre as minhas Viagens Gastronômicas. Espero você por lá!

Voltar ao topo