Chocolate branco é chocolate? Descubra!

Chocolate Branco

Nossa Viagem Gastronômica da semana é pelo maravilhoso mundo do chocolate, essa delícia surgida nas Américas Central e do Sul que virou paixão mundial. Mas, o passeio tem polêmica no meio! Todo ano, a história de repete. É começar a mexer na famosa cesta deixada pelo coelhinho da Páscoa (sim, gostamos dessa magia) e a pergunta vem à tona. Afinal, o chocolate branco pode ser considerado chocolate?

Os entusiastas da receita nem ligam: adoram. Já os mais, digamos, cricas, criticam essa escolha. Para amenizar os ânimos, a gente conversou com a chocolatier da premiada Cuore di Cacao, Caroline Scheider, que desmitificou o tema de cara. “Sim, chocolate branco é chocolate. Afinal, pela legislação, toda a receita que tenha pelo menos 25% de sólidos de cacau pra ser considerada chocolate”, explica.

Confira: Pão francês, a criação brasileira que é paixão nacional

Chocolate branco é feito de manteiga de cacau, açúcar e leite. Foto: Pixabay

O que difere a versão branca das demais é a ausência da massa de cacau, de coloração marrom, na preparação. “A base do chocolate branco é a manteiga de cacau, que tem cor clara. A receita ainda leva açúcar e leite, também ingredientes claros”.

Como chocolatier, ela destaca a versatilidade do chocolate branco. “Costumo usar misturado, por exemplo, com limão e no recheio de bombons como de creme brûllée e pistache”, explica.

chocolate branco
Caroline Scheider é chocolatier da Cuore di Cacao. Foto: Gisele Rech

O fundo claro do chocolate branco também permite receitas criativas, como as do chocolate em tom caramelo e lilás, duas especialidades da Cuore di Cacao. “No caso do lilás, misturamos farinha de uva. Já a cor do caramelo vem justamente desse ingrediente mesclado à base de chocolate branco”, finaliza.

P.S: A título de curiosidade, a Cuore di Cacao, que faz chocolate no método bean to bar, ou seja, a partir do cacau puro e sem uso de aditivos, levou a melhor na degustação de ovos de Páscoa de 2023 da revista L’Officiel Hommes Brasil, da qual sou colaboradora. O ovo premiado foi o recheado com gorgonzola (sim, o queijo) e nozes e levou o júri, do qual fiz parte, à escolha diferentona. Sim, gostamos da ousadia.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Gisele Rech (@giselerech)

Leia também: Comer em pontos turísticos de Curitiba? Só vem!

>>> Conheça o meu perfil no Instagram (@giselerech). Lá tem muito mais informações, fotos e vídeos sobre as minhas Viagens Gastronômicas. Espero você por lá!

Voltar ao topo