Boa comida em pontos turísticos? Temos!

onde comer em curitiba

Como você já deve ter percebido, o nosso foco aqui é na viagem gastronômica pelos sabores do mundo. Mas, no dia do aniversário da Cidade Sorriso, onde fica a sede da nossa querida Tribuna, não tinha como deixar passar batida uma homenagem à capital ecológica. Então a gente mostra pra você onde comer em Curitiba!

A ideia original era falar um pouco das influências dos grupos étnicos que influenciaram diretamente na construção dos hábitos gastronômicos dos curitibanos. Afinal, esse caldeirão formado por italianos, poloneses, japoneses, ucranianos e alemães, entre outros, dá muito pano pra manga. E, justifica, em parte, por exemplo, porque as massas aqui fazem tanto sucesso.

Mas, talvez meus meses flanando por Lisboa me trouxeram um certo saudosismo. E, desde que voltei para essa curta temporada, estou investindo em redescobrir alguns espaços gastronômicos que ficam em pontos turísticos de Curitiba.

Compartilho aqui alguns deles. Vamos conhecer?

Café Senac (Jardim Botânico, Belvedere e Paço Municipal)

onde comer em Curitiba
O café-escola do Senac do Jardim Botâncio serve lanches e cafés. Foto: Divulgação/SenacPR

A gente começa com uma indicação turbinada. Afinal, o café-escola do Senac tem três endereços em Curitiba. O mais emblemático e caçulinha do trio é a unidade do Jardim Botânico, onde você pode degustar o seu café de olho na linda estufa. Aliás, como fica nos fundos do Botânico, é uma ótima pedida para fechar o passeio por lá. No menu, uma das atrações é a Coxinha da Lapa, uma versão do salgado com massinha de pastel e recheada com farofa. Também tem doces para lanches rápidos.

onde comer em Curitiba
O Belvedere tem um café pra chamar de seu. Foto: Divulgação/Senac-PR

O Senac também serve bons cafés no Palácio Belvedere, no bairro São Francisco, e no palacete do Paço da Liberdade. As duas casas têm imenso valor histórico: o primeiro, que completou cem anos em 2022, foi idealizado pelo então prefeito Cândido Abreu para ser um mirante, já foi sede de rádio e observatório astronômico, até virar referência do estilo Art Noveau. Já o Paço, também assinado por Cândido, foi sede da prefeitura e, por isso, outrora chamado Paço Municipal. Fica na Praça Generoso Marques, no Centro. Mais informações: @senacparana

onde comer em Curitiba
O café-escola do Senac tem muitas opções de cafés em três endereços. Foto: Divulgação/Senac

***

Prestinaria (Museu Oscar Niemeyer)

onde comer em Curitiba
Prestinaria – A Casa dos Pães tem uma unidade no Museu Oscar Niemayer. Foto: Reprodução/Instagram

A Prestinaria tem uma história de amor com Curitiba há mais de 20 anos, se levarmos em conta a primeira unidade da padaria especializada em pães de fermentação natural e cafés especiais. Mas, além da unidade do Bigorrilho, a casa fincou os pés no icônico Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico, de autoria do arquiteto que projetou Brasília e é reconhecido mundialmente. No menu da cafeteria, é claro, café especiais e os pães que renderam o aposto A Casa dos Pães à Presti, como chamo carinhosamente essa delicinha. Os destaques ficam por conta do croissant e do pain au chocolat, feitos com fermentação lenta, e da brasileiríssima broinha de milho. Funciona todos os dias, das 10h às 18h. Mais informações: @prestinaria.

onde comer em Curitiba
Pain au Chocolat é uma das opções do menu da Prestinaria do Mon. Foto: Reprodução/Instagram

***

Ópera Arte (Ópera de Arame)

onde comer em curitiba
Mignon com risoto, uma das preferências dos curitibanos, é uma das atrações do Ópera Arte. Foto: Gisele Rech

A estrutura metálica fica encravada em uma porção de mata natural e cercada por um laguinho que torna o ambiente um verdadeiro espetáculo, vizinho da icônica Pedreira Paulo Leminski. Quem visita o espaço (ao custo de R$ 15 e R$ 7,5, para os curitibanos), pode dar uma esticada na hora do almoço e aproveitar o menu internacional do Ópera Arte, que tem pratos como uma das preferências dos curitibanos: a dupla mignon e risoto. A casa também serve drinks e petiscos para quem for no período da tarde e quiser algo mais informal. O palco móvel onde músicos fazem show ao vivo é uma atração à parte. Mais informações: @opera_arte

onde comer em curitiba
O Ópera Arte fica dentro da Ópera de Arame. Foyo: Reprodução/Instagram

***

Restaurante Passaúna (Parque Passaúna)

onde comer em curitiba

Não tão popular quanto os outros prontos turísticos para o turista comum, o Parque Passaúna e sua profusão de água é uma atração especialmente para quem pratica standup paddle ou curte andar de caiaque. Não à toa, a área recebeu a alcunha de Praia Curitibana: destaque para o lindo pôr do sol que emoldura a paisagem.

Desde 2019, o Passaúna restaurante serve feijoada aos sábados e domingos e tem menu à la carte de segunda a domingo, incluindo feriados. A pegada da carta é bem democrática, com opções de prato havaiano como poke, porções bem brasileiras, como dadinhos de tapioca e bolinho de mandioca e pratos que vão desde mignon com funghi a estrogonofe de camarão. Também tem opções de hambúrguer para quem preferir um lanchinho. Mais informações: @passauna_restaurante

onde comer em curitiba
O Restaurante Passaúna tem feijoada no sábado e no domingo. Foto: Divulgação/Restaurante Passaúna

***

Restaurante do Parque (Barigüi)

onde comer em curitiba
O Restaurante do Parque fica no meio do Parque Barigüi. Foto: Reprodução/Instagram

O Restaurante do Parque tem uma peculiaridade: funciona apenas na hora do almoço de sábados, domingos e feriados. É que, na verdade, a vocação do espaço, que fica bem no meio do Parque Barigüi, é para eventos, como aniversários, casamentos, formaturas e afins. Aqui, uma curiosidade: minha formatura do Ensino Médio foi lá, mas, quando o local ainda não se chamava Maggiore Eventos.

onde comer em curitiba
O Restaurante do Parque funciona nos finais de semana e feriados. Foto: Reprodução/Instagram

Aos sábados, é servida uma feijoada com muita sustança, que pode ser degustada enquanto você espia as capivarinhas que habitam o parque. O restaurante também tem menu à la carte com opções de mignon, risotos e petiscos, como anéis de cebola e ceviche. Mais informações: @restaurantedoparquebarigui.

***

>>> Conheça o meu perfil no Instagram (@giselerech). Lá tem muito mais informações, fotos e vídeos sobre as minhas Viagens Gastronômicas. Espero você por lá!

Voltar ao topo