Hidrate-se!

Chegou o verão. Muito calor e dias ensolarados. Exercícios sob tais condições trazem alguns riscos. Devemos estar atentos!

Durante a prática física há um aumento da produção de calor corporal, o qual é dissipado através de um conjunto de mecanismos fisiológicos. Uma das principais formas de redução da temperatura do organismo é através da evaporação do suor que geramos. Em temperaturas ambientais elevadas esse processo se intensifica, podendo causar desidratação.

Através da transpiração nos exercícios eliminamos água e minerais. Algumas pessoas chegam a perder entre 2 a 3% do seu peso. Quando não se repõe corretamente esse fluído ocorre o comprometimento da capacidade termorregulatória do corpo e o aumento da exigência do sistema cardiorrespiratório, o que reduz o desempenho físico e pode ser prejudicial à saúde. Condições extremas de desidratação representam risco de morte.

Grande parte dos praticantes não percebe a rapidez com que isso acontece, principalmente no calor intenso. Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, tontura, náuseas e câimbras. Caso este quadro se manifeste procure um lugar à sombra, descanse e hidrate-se devagar.

Para evitar a desidratação algumas medidas são necessárias: beba água antes dos exercícios (aproximadamente duas horas); a cada 15 a 20 minutos de atividade tome 200 ml de líquido; ao término, além da reidratação, faça uma refeição balanceada.

No decorrer de exercícios prolongados (acima de 60 minutos) ou muito intensos, a ingestão de água precisa ser acompanhada da reposição de glicose, sódio e potássio. As bebidas isotônicas são uma boa opção.

Quer saber mais? Mande um email para jrbarao@gmail.com.

Voltar ao topo