Grande noite promovida pela Adega Alantejana no Hotel Radisson!

Após passeio da Adega Alantejana por Curitiba, no último dia 02 de maio, restou saudades.

Grandes vinhos entre grandes produtores.

Tudo muito organizado e bom bate-papo sobre elaborações e inovações dos vinhos em Portugal e no mundo. Viagens pelos parreirais, pela cultura e história de um país que conseguiu, sem ferir sua tradição, evoluir e elaborar vinhos mais modernos, sempre com, pelo menos, um toque de seu terroir e de seus varietais de nomes incomuns.

Dentre os vinhos admiráveis daquela noite, uma grande surpresa surgiu, não só para mim, mas também para um grupo que rodeava a ilha da simpática enóloga da Quinta da Chocapalha, nascida na Suíça, Andrea Tavares da Silva

Tratava-se do singular CH, da Chocapalha, vindo direto das terras de Lisboa. Um touriga nacional oriundo das vinhas mais velhas produzidas pela vinícola. Escuro, complexo e profundo, aveludado e sem exageros. Exalava frutos vermelhos, notas amadeiradas e químicas, tostado e chocolate. Uma leve lembrança de couro e flores… Um vinho surpreendente elegante, com passagem por 24 meses em barrica de carvalho francês. Foi um real destaque na noite!

Em outro canto, ao proferir as saudosas palavras Viagens na Minha Terra, de “Almeida Garrett”, e descobrir que o poeta português era um Ancestral deste colunista, o enólogo da Fundação Eugenio de Almeida, Vitor Nunes apressou-se em nos oferecer o seu melhor vinho, talvez o mais icônico da noite, que resgatou de um recôndito refrigerador atrás da ilha: um belíssimo Pera Manca branco. Nem precisa afirmar que os demais rótulos da FEA são fantásticos! 

Na foto, da direita para a esquerda: Wash Uchôa (Maitrê Sommelier da Adega Brasil), Vitor Nunes (enólogo da FEA), este colunista, João Padilha (Confraria Cavaleiros do Tastevin) e fora da foto, mas não menos importante, Geraldo Assis (Confraria Cavaleiros do Tastevin).

Por fim, além da grande gama de vinícolas presentes, como Artevino, Adega Barcelos, Quinta do Balão, Quinta do Noval, Quinta de la Rosa, Lavradores de Feitoria, Poeira, Wine&Soul, Quinta do Passadouro, MOB, Quinta de Chocapalha, Susana Esteban, Quinta de Alorna, Adega de Borba, Cortes de Cima, Fundação Eugénio de Almeida, Monte do Pintor, Monte dos Cabaços, Mouchão, Paulo Laureano, Roquevale, Tapada do Fidalgo, Tiago Cabaço Wines, Vallegre,Quinta de Jugais, Carozzi, Luzdmar, ainda haviam amostras de geléias especiais e azeites de oliva qualificados, para o deleite dos apreciadores.

Grande noite… não percam a próxima!

Cheers!

Voltar ao topo