A importância da alimentação pré e pós treino

Bom dia, meus amigos da Tribuna. O erro mais frequente de muitos é não fazer uma  refeição saudável antes de fazer uma atividade física, como uma corrida ou treino de musculação, luta etc. Poucos levam essa questão da alimentação a sério, pois muitas vezes comem coisas muito pesadas antes de treinar, ou o que é pior, vão treinar sem comer nada.

Já falamos nesta coluna que o ideal é que uma pessoa normal se alimente de 3 em 3 horas, e para uma pessoa que faz atividade física então isso se torna ainda muito mais importante, pois todo o metabolismo fica mais ativo e gasta mais energia para viver,  e se recuperar do desgaste dos dias anteriores.

Minha intenção aqui não é somente alertar para um possível mal-estar de treinar sem comer, pois isso já é bem sabido e falado por todos. O que eu quero é chamar atenção daqueles que já estão acostumados a não comer bem e mesmo assim não passam mal no treino, quero que pensem que poderiam render muito mais se fizessem um esforço mínimo para dar um combustível melhor para a máquina antes do trabalho.

Mas e aí? Como isto pode ser feito?

Quando for treinar, aproximadamente 1:30h antes de começar o treino, faça uma refeição saudável, que pode ser:

– iogurte com granola ou,

– banana amassada com aveia ou,

– sanduíche natural de pão integral com suco de laranja

Caso você viva na correria e não consiga por algum motivo transportar, preparar e ingerir esses alimentos, você pode recorrer aos gels de carboidratos vendidos nas lojas de suplementos ou tomar Maltodextrina, que é um suplemento feito a base de amido de milho ou arroz que parece um suco e serve para fornecer energia para a atividade física. Caso você tenha um volume de treino e jogo maior que 2 horas, coma alguma opção dos alimentos sólidos sugeridos e mesmo assim leve os gels ou a Maltodextrina para utilizar no meio da atividade.

Depois do treino você precisa recuperar a energia perdida, mas não é só isso, pois o treino exige muito trabalho muscular e com isso você irá precisar de uma refeição mais proteíca no seu pós-treino. Algumas sugestões:

– arroz integral, frango e legumes

– batata doce assada com ovos cozidos ou omelete (se quiser diminuir calorias e gorduras do omelete faça com 3 claras para cada gema)

– macarrão integral com atum.

E novamente caso você não consiga voltar pra casa ou ir até um lugar para ingerir esses alimentos você pode recorrer a ajuda da Whey Protein> Já falamos bastante sobre ela aqui e você encontra tudo no Paraná Online. Informação é poder, ponha essas dicas em prática e me escreva relatando as diferenças.

Amanhã tem mais, grande abraço.