Não caia no golpe do falso empréstimo

Existem alguns golpes no mercado que vão e vêm. E um deles, bastante perigoso, é o golpe do ‘empréstimo’, que infelizmente faz muitas vítimas.

E o consumidor, na urgência de conseguir dinheiro emprestado, deixa-se levar por anúncios de jornais e internet que oferecem empréstimos de quantias consideráveis, até mesmo para quem tem restrições de crédito.

Ao entrar em contato com a ‘financeira’, o consumidor é orientado a depositar valores em uma conta corrente indicada – normalmente em nome de pessoa física. E há a promessa de que, após a realização do depósito, o valor pretendido será liberado.

Como a liberação não acontece, o consumidor se vê obrigado a realizar novos contatos, momento em que são pedidos novos depósitos, pois o valor anteriormente antecipado não é o suficiente para fazer frente ao empréstimo pretendido.

Para justificar a exigência da antecipação de valores, os ‘atendentes’ alegam que o dinheiro é uma espécie de caução ou garantia.

E, mais uma vez, levado pela necessidade, o consumidor acaba realizando o depósito solicitado. Quando se dá conta já é tarde, pois imediatamente após o depósito acontece o saque do valor e dificilmente o mesmo será recuperado.

O conselho é ficar atento, pois, como se diz por aí, “não existe almoço grátis no mercado”. Logo, todo cuidado é pouco e as facilidades podem esconder arapucas que trazem prejuízos significativos.