Em órbita

Nossas ruas têm sido palco de diversos desentendimentos no trânsito.

É o caso do David, que precisou de uns 20 pontos no rosto após questionar a “fechada” de uma Kombi. O sinal ficou vermelho e David resolveu descer do carro para tirar satisfações com o motorista mal educado. Daí a porta da Kombi se abriu e de lá saiu um sujeito enfurecido com uma barra de ferro nas mãos.

Precisava ter chegado a tal ponto? A ponto de levar pontos na cara? A ponto de correr o risco de ter sido morto por um desconhecido que David certamente nunca mais teria visto? Nosso orgulho é besta e ponto final.

Ameaças, perseguições, agressões… quando o sangue está quente tudo pode acontecer. Por isso, hoje gostaria de compartilhar com você um conceito de segurança bastante conhecido dentro da medicina aeroespacial, chamado ’orbitar’.

Quando um piloto se depara com algum problema na aproximação para o pouso, ele apenas comunica a torre de controle que vai orbitar. Isso significa que o avião vai abortar sua aterrissagem, fazendo uma volta de 360° para nova tentativa de pouso.

Nessa órbita, o comandante ganha o tempo necessário não só para aventar possíveis falhas no avião, mas principalmente respirar fundo, se acalmar e organizar seu pensamento para não causar nenhuma tragédia.

Pense nisso essa semana, quando estiver ao volante. Caso se envolva em discussões, não compre briga. Prefira dar a seta, entrar em uma rua qualquer, “orbitar” na quadra ou até mesmo estacionar por alguns instantes.

Acredite, sua vida agradece.

Bom pouso!