O desafio de “ser ou parecer” na vida real e nas redes sociais

Ser ou parecer/ Saiba mais sobre este dilema do mundo moderno. Foto: Freepik

Olá, queridos leitores! Hoje, eu gostaria de convidá-los a uma reflexão profunda e calorosa sobre um tema que, em algum momento, toca a todos nós: a dualidade entre “ser” e “parecer”. Nesta jornada que chamamos de vida, frequentemente nos deparamos com o dilema de viver autenticamente versus projetar uma imagem que acreditamos ser mais aceitável ou admirável aos olhos dos outros.

Mas o que realmente significa ser autêntico? E como podemos navegar
por essas águas, às vezes turbulentas, entre o ser e o parecer?

+ Veja mais: Ajustar a bússola: o que você está fazendo tá te levando para onde você quer chegar?

A Busca pela Autenticidade

Ser autêntico significa viver de acordo com nossos valores, crenças e desejos mais
profundos. Significa permitir que nosso verdadeiro eu brilhe, mesmo quando isso nos torna vulneráveis ou diferentes do que é considerado “normal” pela sociedade.

A autenticidade é a expressão pura de quem somos, sem as máscaras que, por vezes, sentimos a necessidade de usar.

+ Leia mais: Sete perguntas para te ajudar a apreciar mais (e melhor) a sua vida

O Desafio do Parecer

Vivemos em uma era dominada pelas redes sociais, onde a linha entre o real e o virtual se torna cada vez mais tênue. O “parecer” pode facilmente se tornar uma armadilha, onde a imagem que projetamos para o mundo se torna mais importante do que a nossa verdadeira essência. Esse jogo de aparências pode ser exaustivo e, no fim das contas, nos afastar de quem realmente somos.

Encontrando o Equilíbrio

Encontrar um equilíbrio entre ser e parecer não é uma tarefa fácil, mas é incrivelmente gratificante. Comece por se perguntar: “Estou fazendo isso porque é algo que ressoa verdadeiramente comigo, ou estou tentando atender às expectativas dos outros?” Ouvir a nossa intuição e dar-lhe espaço para guiar nossas escolhas é um passo fundamental para viver de forma mais autêntica.

+ Leia também: Reflexões sobre impacto das redes sociais na saúde mental e busca por equilíbrio

Celebrando a Individualidade

Cada um de nós é único, com uma combinação especial de qualidades, paixões e
experiências de vida. Celebrar essa individualidade, em vez de escondê-la, é um ato de coragem e amor próprio. Quando nos permitimos simplesmente “ser”, sem as amarras do “parecer”, abrimos espaço para conexões mais genuínas e profundas com os outros.

Como a profissão psicóloga pode afetar a vida pessoal dos psicólogos

Um Convite para Ser Você Mesmo

Queridos leitores, meu convite para vocês hoje é para refletir sobre as áreas da sua
vida onde talvez estejam priorizando o “parecer” em detrimento do “ser”. Lembre-se, a jornada em direção à autenticidade é um processo contínuo, repleto de aprendizado e crescimento. Seja gentil consigo mesmo nesse processo. E saiba que, ao escolher ser autêntico, você escolhe a liberdade de viver uma vida que é verdadeiramente sua.

+ Você leu essa? O que podemos aprender com a tristeza?

Chamada para Ação

Eu adoraria ouvir suas histórias e reflexões sobre ser versus parecer. Você
já se sentiu pressionado a se conformar com as expectativas dos outros? Como você busca a autenticidade em sua própria vida? Compartilhe conosco nos comentários abaixo. Vamos criar juntos um espaço de apoio e encorajamento, onde todos podemos aprender uns com os outros a abraçar nossa verdadeira essência.

Com carinho, Paula Maia.


Siga-me em @paulamaiapsi e faça parte de uma comunidade que valoriza o pensamento com afeto e busca uma vida mais plena e significativa. Juntos, podemos compartilhar inspirações, trocar experiências e construir um espaço de apoio e crescimento mútuo. Não perca a oportunidade de se conectar e participar dessa jornada de autodescoberta e transformação.

Te espero no Instagram!

Voltar ao topo