Que delícia de costela ou a dieta milagrosa

Experimentar todos os tipos de carne de uma churrascaria é o sonho de muita gente. Calibrar o estômago de carne macia e suculenta, saborear aquela asinha de frango durante toda a tarde, parando apenas para desabotoar a calça e deixar as bóias, aquelas que você não tirou quando saiu da água, mais a vontade. Durante a noite uma comidinha leve, queijo com linguiça e uma picanha mal-passada, daquelas que quando fitamos, voam gotinhas de saliva da nossa boca.

Pode não parecer, mas essa rotina faz parte de uma dieta muito utilizada, e que realmente emagrece. Possivelmente, muitas pessoas que estejam lendo esta coluna também façam algum tipo de dieta e estejam atrás de perder aqueles três quilinhos, que teimam em ficar, mesmo com as promessas de fim de ano. A famosa dieta do Dr. Atkins, ou a dieta cetogênica, proíbe o seu adepto de comer qualquer tipo de carboidrato, pelo menos no início.                                  

Sem os açúcares (principal fonte de energia do nosso corpo), o  fígado é obrigado a quebrar proteínas e oxidar as gorduras que por sua vez, serão reduzidas a corpos cetônicos. Essa forma orgânica é usada pelo corpo, especialmente pelo cérebro, como uma via secundária na obtenção de energia. Podemos fazer uma associação com o motor de um carro. A gasolina ou metanol primordial para o funcionamento do automóvel seria a glicose e qualquer outra forma de combustível em que o carro tivesse mais trabalho para usar, ou que consumisse mais para fazer a mesma quilometragem seriam os corpos cetônicos.

É claro, como todas as dietas, existem pontos bons e ruins. A dieta de fato reduz o peso. Nosso corpo dá um stop no consumo de hidratos de carbono (oses ou carboidratos) para consumir a gordura, e como resultado, o emagrecimento é certeiro. Além disso, como ocorrerá a diminuição da ingestão de açúcares, menos insulina será formada e consequentemente a chance de desenvolver diabetes é menor. A ansiedade diminui, e os alimentos ricos em proteínas e gorduras satisfazem o indivíduo com maior rapidez, logo, come-se pouco. 

Por outro lado, um dos sintomas de uma pessoa que está nessa dieta durante algum tempo, é o denunciável bafo de onça. Um dos componentes dos corpos cetônicos formados evapora e sai pela boca, causando o mau-hálito. Problemas de saúde já foram relatados em pacientes que fizeram o uso prolongado dessa dieta. Diarréias, úlceras e outros problemas gastrintestinais e crônicos são situações que fazem a tal dieta descer do salto alto. Além disso, o aumento no consumo de proteínas sobrecarrega os rins, desenvolve cálculos renais e pode levar a perda de função e futura falência renal.

Antes que o leitor torça o nariz para essa dieta, vale a pena conferir e analisar mais detalhadamente o assunto. Para um rápido resultado, a dieta vale a pena. Para aqueles (ou aquelas!) em que a perda de peso é um trabalho contínuo e duradouro, essa solução é temporária. 

Lembre-se que o acompanhamento de um profissional da saúde habilitado para o auxílio de dietas é fundamental para um resultado mais eficiente e para preservar a sua saúde.