“Nós” traz críticas sociais e inova o gênero terror

Cena do filme "Nós". Foto: Divulgação/NBCUniversala

O cinema é um dos melhores espaços para criticar o sistema social e vários diretores utilizaram muito bem o local para o ato político. Jordan Peele é um dos cineastas da nova era que já deixou sua marca no elogiado e premiado Corra!, entregando uma produção que denuncia o preconceito racial de uma maestria sem tornar o longa maçante.

VEJA MAIS: Novo filme do diretor de “Hereditário” ganha trailer assustado

E nesta quinta-feira, 21, o público vai poder conhecer a sua nova obra, Nós. A nova produção de Peele é sobre um casal que leva os filhos à casa de veraneio, mas o que era para ser um período de relaxamento e diversão, a família é surpreendida por uma visita nada agradável de pessoas que, por incrível que pareça, são parecidos com eles. Veja o trailer:

Instigante, sufocante e inovador. Nós é um suspense que cresce ao decorrer da trama em um ótimo roteiro que mistura terror com pitadas de comédia. Peele consegue unir os gêneros antagônicos causando certo questionamento sobre a banalização da violência.

O diretor ainda consegue quebrar vários paradigmas que marcaram as características nas obras de gênero horror. Ao invés de vermos uma família caucasiana e com a figura paterna tentando salvar a vida de sua prole do mal, em Nós vemos a mãe, personagem de Lupita Nyong’o, tendo este papel.

Cena do filme “Nós”. Foto: Divulgação/NBCUniversal

O filme também não apela para as cenas sensuais, com atrizes seminuas fazendo papel de jovens bobinhas e nem com momentos nojentos, de mortes bizarras e litros de sangues. Jordan segue em um ótimo terror psicológico com ótimos sustos.

LEIA TAMBÉM: Nova versão de Suspiria é um verdadeiro deleite

Assim como seu primeiro filme, Corra!, o cineasta faz novamente um filme político e reflexivo. Sua nova trama não é apenas sobre a luta de uma mãe para salvar sua família de seres sobrenaturais, mas sim sobre a batalha da população negra contra não só sobre o sistema a fim de excluir de vez a imagem periférica, agressiva e violenta que são retratados culturalmente, mas também a luta interior pessoal.

Nós estreia nesta quinta-feira, 21, nos cinemas de Curitiba.

Avaliação:⭐⭐⭐⭐
Pra quem gosta: terror
Pra assistir: sozinho, com amigos ou crush
Filmes/Séries semelhantes:  Grave, Um Lugar Silencioso e Os Outros.