Crítica

“Enola Holmes” é um divertido filme sobre a irmã de Sherlock Holmes

Cena de Enola Holmes. Foto: Divulgação/Netflix

A força feminina vem conquistando cada vez mais as tramas cinematográficas. Principalmente em releituras de grandes personagens masculinos, produzidos agora nas versões femininas, como é o caso de Supergirl, os novos filmes de O Exterminador do Futuro, Oito Mulheres e Um Segredo e MIB.

Na última quarta-feira (23), a Netflix lançou Enola Holmes, filme baseado na obra de Nancy Springer no qual a jovem protagonista é irmã do famoso detetive Sharlock Holmes, que está preste a seguir a mesma carreira do irmão.

LEIA MAIS: Crítica de “O Diabo de Cada Dia”

Ambientado na Inglaterra do final do século XIX, Enola mora com sua mãe e, após completar 16 anos, descobre que sua matriarca desaparece deixando pistas enigmáticas sobre o seu paradeiro. A jovem agora está sob os cuidados dos irmãos Sherlock e Mycroft que decidem mandá-la a uma escola de etiqueta. Porém, como sua mãe a ensinou, ela decide ser livre. Com objetivo de saber onde sua mãe está, ao fugir do internato, Enola ainda entra em uma verdadeira missão, que é capaz de mudar o rumo da história.

Com um elenco brilhante, o longa tem a atuação de Millie Bobby Brown, a Eleven de Stranger Things; como protagonista, o ator de Super-Homem, Henry Cavill, dando vida a Sherlock Holmes; Helena Bonham Carter, de Harry Potter, como mãe de Enola; e Sam Clafflin, da série Peaky Blinders, interpretando o irmão Mycroft. A direção é de Harry Bradbeer, mesmo diretor da série Fleabag e Killing Eve – Dupla Obsessão.

Instigante e emocionante, Enola Holmes traz todos os mistérios que consagraram os longas de Sherlock Holmes, mas com um olhar mais elegante e astuto, que só uma mulher conseguiria ter.

Millie se diverte interpretando Enola e rouba as cenas quando está ao lado de Cavill e Claffin. A participação de Helena Bonham Carter é especial, mas sem grandes destaques.

LEIA TAMBÉM: Crítica de #Alive

O diretor Harry Bradbeer mais uma vez consegue ressaltar o brilho e aprofundar as tramas com protagonismo feminino, como já visto nas elogiadas séries Fleabag e Killing Eve. E além de também trazer para o grande público sua expertise em produções de época, Bradbeer também dirigiu as séries Grantchester e Dickensian.

Um filme pra família toda, Enola Holmes é principalmente feito paras meninas. O longa discute o empoderamento, a busca pelo próprios sonhos e a independência emocional, profissional e social. Uma versão de Frozen, mas com boas doses de aventura e mistério.

Avaliação: ⭐⭐⭐1/2
Pra quem gosta: Aventura/Policial
Pra assistir com: Família
Filmes e séries semelhantes: Anne with na E, Entre Facas e Segredos e Jogos Vorazes