Fugindo do habitual, “Oito Mulheres e um Segredo” executa crime perfeito com a força feminina

Oito Mulheres e Um Segredo. Foto: Divulgação

Não é de hoje que a mulher ganha voz no cinema. Temos ótimos filmes que contam histórias de mulheres fortes, guerreiras e às vezes muito além do seu tempo. Mas podemos observar que ultimamente, com o empoderamento feminino e a luta pela igualdade de gênero, o mundo da sétima arte começou a dar mais atenção às mulheres, seja pela qualidade do trabalho, respeito e igualdade salarial.

Oito Mulheres e Um Segredo” é mais um filme sobre mulheres fortes, inteligentes e empoderadas. A beleza é só um adendo. Mas, novo longa de Gary Ross (Jogos Vorazes) tem um elenco de peso, repleto de atrizes incríveis do cinema norte americano. Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada), Cate Blanchett (Carol), Helena Bonham Carter (saga Harry Potter), Sandra Bullock (Miss Simpatia), Sarah Paulson (American Horror Story) e Mindy Kaling (Uma Dobra no Tempo), além da cantora Rihanna e a novata Awkwafina compõem o elenco principal. O ator George Clooney (Onze Homens e Um Segredo) é um dos produtores.

LEIA TAMBÉM: Crítica do filme A Morte de Stalin

Ok, mas pra você que não sabe de nada sobre o filme, “Oito Mulheres e Um Segredo” conta a história da Debbie Ocean (Sandra Bullock) que, ao sair da prisão, planeja assaltar o maior e deslumbrante evento de Nova York, o Met Gala. Ocean pede apoio de sua amiga de longa data Lou (Cate Blanchett), que juntas recrutam Rose (Helena Bonham Carter), Nine Ball (Rihanna), Tammy (Sarah Paulson), Amita (Mindy Kaling) e Constance (Awkwafina) para executar o crime perfeito.

Ah, sim! O filme é inspirado (e por que não spin-off) de “Onze Homens e um Segredo” (2001). Veja o trailer:

Cena de "Tomates Verdes Fritos"
Cena de “Tomates Verdes Fritos”

Uma deliciosa comédia, o longa revela a astúcia feminina que juntas podem dominar o mundo. Assim como Thelma & Louise, as aventuras da trupe de Ocean mostra o poder feminino com um humor do remake “Caça-Fantasmas” (2016) e “O Casamento de Muriel” (2001), unidas como as personagens de “Tomates Verdes Fritos” (1991), “Hannah e suas Irmãs” (1986) e Histórias Cruzadas” (2011); e com personalidade forte de “Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento” (2000), “Dançando no Escuro” (2000) e “Mad Max – A Estrada da Fúria” (2015). Em um roteiro estratégico que lembram “Armas na Mesa” (2016) e Oito Mulheres (2002). E tudo isso com a direção de arte à la “O Diabo Veste Prada” (2006).

Assim como Pedro Almodóvar, Ingmar Bergman, Federico Felini, François Ozon e Woody Allen, Gary Ross faz uma boa obra feminina em “Oito Mulheres e um Crime”. E por que eu citei diretores homens e não mulheres, por um simples fatos: Quem dirigiu este filme foi um homem.

Cena de "Oito Mulheres"
Cena de “Oito Mulheres”

VEJA TAMBÉM: Netflix divulga data da nova temporada de Orange is the New Black

Cena do filme "O Estranho que nós Amamos"
Cena do filme “O Estranho que nós Amamos”

Mas claro, nada se compara às obras de diretoras mulheres. Sofia Coppola está aí, ganhou até o prêmio de melhor direção em Cannes, sendo a segunda mulher da história da premiação a levar o tão sonhado prêmio com filme “O Estranho que nós Amamos”. Kathryn Bigelow é outra diretora que levou Oscar pela mesma categoria de Coppola, com o filme “Guerra ao Terror”. Outras que merecem respeitos são Greta Gerwig (Lady Bird – A Hora de Voar), Nadine Labaki (E Agora, Aonde Vamos?), Miranda July (Eu, Você e Todos Nós) e as brasileiras Anna Muylaert (Que Horas Ela Volta?) e Laís Bodanzky (Bicho de Sete Cabeças).

Eu poderia perder horas e horas falando das incríveis mulheres que existem atrás das câmeras. Mas vou deixar isso para um outro post, beleza? O que podemos concluir aqui é: “Oito Mulheres e Um Segredo” é um ótimo filme de comédia sobre crime, com atrizes de pesos que incrivelmente tiveram uma ótima química e ótima direção. Assim como “Sex and the City”, essa história daria uma ótima série.

Oito Mulheres e um Crime” estreia nesta quinta (07) nas salas de cinema de Curitiba.

Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Pra quem gosta: comédia
Pra assistir: amigos ou sozinho.
Filmes/Séries semelhantes: Missão Madrinha de Casamento, Thelma & Louise, Sex and the City, Orange is the New Black.