Poluição em Santiago prejudica o turismo durante a Copa América

Para os turistas que se deslocaram até o Chile, em especial para a capital Santiago, afim de acompanhar a Copa América, a última segunda-feira (22) não foi um bom dia para apreciar as belezas da cidade. Devido ao excesso de poluição no ar, foi declarado pelas autoridades: estado de emergência ambiental.

Carros foram proibidos de circular, escolas foram aconselhadas a cancelar as aulas de educação física e muitas fábricas estão paralisadas.

O Chile é um país que conta com vários atrativos turísticos, como o radiante Deserto do Atacama, a misteriosa Ilha de Páscoa, o charme de Valparaíso e Viña del Mar, a aventureira estação de esqui do Valle Nevado e claro a sua cativante capital, Santiago.

Deserto do Atacama.

E é fato que anualmente muitos turistas visitam o destino. Porém, agora ocorre a Copa América, um prato cheio pra quem viaja afim de acompanhar o esporte futebol e sua seleção do coração. De acordo com o Ministério do Turismo: o Turismo de Esportes compreende as atividades turísticas decorrentes da prática, envolvimento ou observação de modalidades esportivas.

A questão é que sendo nós brasileiros e quase que por “osmose”, amantes de futebol, logicamente – apesar do rídiculo 7×1 pra Alemanha sofrido na Copa do Mundo, aqui no quintal de casa e do escândalo da FIFA – torcemos pela seleção do Brasil.

Coincidência ou não, nem os ares da capital que sedia a Copa América e nem a seleção brasileira vão bem. Já que fomos derrotados no jogo contra a Colômbia e perdemos Neymar, que perdeu a cabeça no final da partida e acabou sendo expulso.

Com a suspensão de 4 jogos ele deixou a competição.

Há ainda uma desconfiança em cima da seleção de Dunga.

Mesmo assim, eu brasileira, turismóloga, amante do futebol e maravilhada pelo Chile, continuo torcendo para que voltemos a ‘respirar melhor’. É, papo de quem não desiste nunca.

Saiba mais sobre a Copa América:

A Copa América é a principal competição entre seleções de futebol das nações da Confederação Sul-Americana de Futebol, a Conmebol. O Chile foi o país escolhido para receber a edição deste ano. Porém, no sistema de rodízio, a sede escolhida deveria ter sido o Brasil. Entretanto, devido ao grande número de eventos esportivos que aconteceram e ainda vão acontecer no país, os chilenos acabaram ficando com a vaga.

O Estádio Nacional de Chile, em Santiago, será palco do duelo entre os donos da casa e o Uruguai nesta quarta-feira (24), além de receber mais um jogo das semifinais e a grande final do torneio. Por determinação da Conmebol, nenhum jogo da Copa América será suspenso ou adiado por causa da poluição.